Bom Jardim lança campanha independente contra a COVID-19

28/04/2020 12:27:26
Compartilhar

Bom Jardim lança campanha independente contra a COVID-19. A ideia está dando certo. Poucas horas depois da primeira publicação, o movimento já contava com milhares de seguidores e publicações ramificadas.

Enquanto a Coreia do Sul dispõe de tecnologia com câmeras espalhadas por todo território nacional, que detectam a temperatura corporal, informando por SMS a todo cidadão que estiver próximo do potencial infectado, o bomjandinense – livre de preconceito e sem dispor do mesmo recurso avançado – aderiu a um método voluntário de geo-localização de potenciais casos de infectados pelo novo coronavirus: as redes sociais.

Através da hashtag #bomjardimcontracovid no Facebook, é possível localizar todos os que abriram mão da privacidade para informar a população como está o estado de saúde atual da própria família, fornecendo detalhes que ajudam tanto a saúde pública quanto os demais munícipes.

A ideia é simples e o texto da campanha é autoexplicativo:

“Oi, estou aqui pra te chamar para a batalha contra a COVID-19!
Sou xyz, moro no bairro abc, em Bom Jardim/RJ.
Não tenho febre, nem tosse, nem dor de garganta, nem falta de ar. Parece que ainda não peguei a COVID-19.
Mas vou manter público se qualquer um aqui em casa começar a ter esses sintomas ou se testar positivo.
Você pode clicar na hashtag #bomjardimcontracovid pra ver todos os que fizeram como eu.
Abrirei mão da minha privacidade a partir do momento que alguém aqui pegar, para que você saiba.
Vamos juntos criar essa rede para identificar e isolar os casos em potencial, contribuindo para eliminar esse coronavírus da nossa cidade o mais rápido possível!
Vou marcar alguns amigos para essa campanha. Faça também você um vídeo, ou copie o texto e mude para o seu nome, para ajudar a nossa Bom Jardim contra a COVID-19.”

Você já entendeu. Nessa campanha, quem se infectar (ou apenas apresentar sintomas) tem o compromisso público de divulgar sua localização e seu estado físico através dessa hashtag.

As primeiras publicações foram vídeos, mas a campanha ganhou número massivo de adeptos através da republicação de textos similares com a mesma ideia.

“As redes sociais deveriam contribuir muito mais para a luta contra a covid-19. Acho que agora finalmente começamos algo proveitoso com essa tecnologia, engajando a todos. É visível que a população prefere abrir mão do sigilo para auxiliar o próximo diante de uma crise inimaginável de saúde mundial.” Diz um dos voluntários da campanha #bomjardimcontracovid

Compartilhar