OUTROS 4 NOMES DESISTIRAM DA DISPUTA MARCADA PARA OUTUBRO DE 2022 –
O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022, mas as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas se intensificou desde os últimos meses de 2021. No momento, são 11 pretendentes na disputa pelo Palácio do Planalto.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.
LISTA DOS 11 PRÉ-CANDIDATOS (ATÉ O MOMENTO) POR ORDEM ALFABÉTICA
ANDRÉ JANONES (Avante) – É atualmente o deputado federal por Minas Gerais. Já foi oficializado como pré-candidato pelo partido.
CIRO GOMES (PDT) – Ex-ministro e ex-governador. Já foi candidato a presidente. A pré-candidatura foi lançada oficialmente em 21 de janeiro, na convenção em Brasília.
EYMAEL (Democracia Cristã) – É apresentado pelo partido desde 2020 como pré-candidato à Presidência da República. Ele concorrerá pela sexta vez.
FELIPE D’AVILA (Novo) – Cientista político. Já foi oficializado como pré-candidato pelo partido.
JAIR BOLSONARO (PL) – Atual presidente e ex-deputado. Foi eleito pelo PSL e atualmente se filiou ao PL.
JOÃO DORIA (PSDB) – Foi governador de São Paulo até 31/3. Doria venceu as prévias internas do partido e foi anunciado como o pré-candidato para 2022.
LEONARDO PÉRICLES (UP) – Presidente do partido Unidade Popular, partido mais jovem do Brasil, e pré-candidato da sigla à presidência da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva governou o país entre 2003 e 2010. Lula admitiu ser pré-candidato à Presidência da República na eleição de 2022. Se oficializada, será sua sexta disputa ao Palácio do Planalto.
SIMONE TEBET (MDB) – É senadora pelo Mato Grosso do Sul foi anunciada pelo MDB como pré-candidata do partido no fim de novembro de 2021.
SOFIA MANZANO (PCB) – A pré-candidatura é professora, economista e doutora em história econômica. O nome da professora como pré-candidata a presidente foi aprovado recentemente pelo comitê central do PCB.
VERA LÚCIA (PSTU) – A socióloga teve sua pré-candidatura anunciada no início de março. Em 2020, Vera foi a primeira candidata negra à Prefeitura de São Paulo.
Os que foram lançados pré-candidatos e desistiram são: ex-deputado Cabo Daciolo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); o senador Alessandro Vieira (SE) e o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro.