Cachoeiras de Lumiar são atrativos no verão friburguense

05/03/2023 09:33:15
Compartilhar

DISTRITO TURÍSTICO OFERECE VÁRIAS OPÇÕES DE CONTATO COM A NATUREZA –


Verão em Nova Friburgo tem nome: Lumiar. Principalmente para quem gosta do contato com a natureza. O distrito tem rios e cachoeiras com águas convidativas e belíssimas paisagens. Isto sem contar a gastronomia variada e a tranquilidade do local.


Confira abaixo uma lista de atrativos em Lumiar no verão. Mas, atenção: apesar da beleza, a visita aos rios e cachoeiras de Lumiar necessitam de muita atenção dos frequentadores para evitar eventuais acidentes. Não descuide nunca!


POÇO FEIO
Na entrada do distrito, no km 22 da Mury-Lumiar, está ele. Não se engane pelo nome, de feio o lugar não tem nada. É o rio forma uma grande piscina natural, por isso é ideal para todas as idades. Aberto aos fins de semana e, por estar em uma propriedade privada, é cobrada uma entrada.


ENCONTRO DOS RIOS
Fica a seis quilômetros da Praça de Lumiar, em direção à Casimiro de Abreu pela Estrada Serramar. A entrada é bem sinalizada, de fácil acesso. É um local democrático, com pontos tanto para quem quer se banhar, nadar e ficar curtindo o Sol quanto para quem está em busca de adrenalina e emoção. É lá que acontece a canoagem e o rafting.


TOCA DA ONÇA
De um lado ou do outro, você pega o caminho para a Toca da Onça. Seguindo por uma estrada de terra, localizada a cerca de 5 quilômetros depois do Encontro dos Rios.


Podemos classificar a Toca da Onça uma praia de rio. A propriedade também é particular, possui águas calmas tornando-a mais um ponto natural aprovado para levar a criançada. Tem restaurante, banheiro e algumas mesas para relaxar e aproveitar o melhor daquela região.


POÇO BELO
Passando pelo centro de Lumiar em direção a Boa Esperança, ainda no distrito, começamos pelo Poço Belo. É mais uma das opções de fácil acesso, com estacionamento, bar e restaurante próximos.
Um poço lindo para se refrescar, com uma pequena queda d’água, locais rasos o tornando mais um ponto ideal para levar a criançada para se divertir. Dica: sente em uma das pedras e aprecie um visual único em meio a uma parte mais movimentadas da vila. Entrada gratuita.


CACHOEIRA SÃO JOSÉ
Em seguida temos a São José. A cachoeira tem uma queda d’agua de mais de 12 metros. Fica dentro de uma propriedade privada que cobra R$ 5 a entrada para despesas com a manutenção.


Funcionam aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h. No ponto alto do verão, como nos meses de janeiro e fevereiro, costumam abrir exceções e funcionar também na sexta-feira. Por lá, diversas opções de petiscos e salgados. Além da cachoeira, tem piscina para adultos e crianças.


INDIANA JONES
Mais acima chegamos a Indiana Jones. Como o próprio nome já sugere, essa é para os aventureiros e desbravadores. É uma cachoeira belíssima, porém de difícil acesso, não recomendada para crianças e idosos.


Aconselhamos ir em grupo e/ou com um guia especializado para a diversão continuar sempre acompanhada da segurança. Essa é uma opção apenas para quem quer contato real com a natureza já que não tem nenhuma estrutura por perto, como bar e banheiros, por exemplo. A entrada é gratuita.

Compartilhar