Cachoeiras de Macacu sofre com as chuvas intensas de verão

09/01/2022 08:48:56
Compartilhar

MUNICÍPIO NO PÉ DA SERRA TEM DESALOJADOS E DESABRIGADOS –


A chuva intensa que atinge o estado do Rio de Janeiro nos últimos dias causou inúmeros transtornos e prejuízos principalmente na Região Serrana. No pé da serra, deslizamentos e alagamentos atingiram o município de Cachoeiras de Macacu.


As áreas rurais são as mais prejudicadas, especialmente as localidades de Marubaí, São José da Boa Morte, Papucaia, Gleba Colégio, Ribeira, Japuíba e regiões no entorno.


Em 24 horas, a Defesa Civil registrou 26 ocorrências, sendo 15 deslizamentos, seis alagamentos e seis casas interditadas. Algumas famílias foram encaminhadas para as casas de parentes. A cidade conta com pontos de apoio por toda área de risco do munícipio. Até as 19h20 deste sábado, 8/1, a Defesa Civil havia registrado 37 desalojados e 7 desabrigados.


Um vídeo feito por uma moradora mostra o momento em que uma família é resgatada com uma caminhonete carregando apenas um cachorro, um fogão e uma máquina de lavar roupas.


“Estamos saindo de casa. É isso que virou nossa casa, olha aí gente. Ano novo foi uma despedida boa. Agora é só agua que você vê, muita água”, disse a moradora no vídeo.


Outro vídeo mostra uma mulher em cima de um barco sendo puxada por um homem. O barco passa por um local onde antes era uma rua, mas se tornou um rio por conta do nível da água.


“Você tá indo pro lado da buraca aí. Você tem que ver a direção da cerca, senão você vai parar lá no meio da vala. Ai, meu Deus. Ajuda nós, senhor!”, diz a mulher.


O prefeito Rafael Miranda instalou um comitê de contenção de crises envolvendo diferentes secretarias. Ele reforçou o pedido para que as pessoas evitem ir para áreas de risco por curiosidade e se mantenham em locais seguros e fiquem atentas ao sistema de alerta das sirenes. Em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199.


fonte: g1 Região Serrana / InterTv

Compartilhar