Catadores de recicláveis de Friburgo recebem visita técnica do governo federal

05/08/2025 09:52:45
Compartilhar

INTENÇÃO É FAZER DIAGNÓSTICO PARA INCLUIR TRABALHADORES EM SITUAÇÃO VULNERABILIDADE EM PROGRAMA SOCIAL, DIZ ZÉ ALEXANDRE ALMEIDA –


Nesta quarta-feira, 06 de agosto, Nova Friburgo será palco de uma importante agenda institucional voltada à inclusão socioeconômica e ao fortalecimento da reciclagem popular.


A convite do presidente do PT de Nova Friburgo, Zé Alexandre Almeida e promovida pelo IPPM – Instituto de Políticas Públicas Municipal, o município receberá uma visita técnica do CIISC – Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadores e Catadoras de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, e da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis.


A agenda será realizada às 9h, no Salão da Igreja Imaculada Conceição, no bairro Jardim Ouro Preto.


A ação foi articulada por Zé Alexandre junto a Ary Moraes, Secretário-Executivo do CIISC, que atua diretamente na coordenação do Programa Diogo de Sant’Ana PróCatadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular, sob a Secretaria-Geral da Presidência da República.


ASSISTA AQUI VÍDEO SOBRE O PROJETO: CLIQUE


A atividade tem como objetivo realizar um pré-diagnóstico das demandas da cooperativa Recicla Friburgo, formada por cerca de 8 a 10 catadores que atuam com poucos recursos, sem sede própria e sem infraestrutura adequada.


A maioria dos integrantes está em situação de vulnerabilidade social e busca melhores condições para trabalhar com mais segurança, dignidade e produtividade.


A visita técnica será acompanhada por representações do poder público, sociedade civil e catadores.
A proposta é construir, com base no diagnóstico, um plano de apoio através do Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular, iniciativa do governo federal que articula ministérios, empresas públicas, setor privado e organizações sociais para promover:

  • Fortalecimento de cooperativas e associações;
  • Melhoria nas condições de trabalho;
  • Fomento ao financiamento público;
  • Inclusão socioeconômica;
  • Expansão da coleta seletiva, logística reversa e educação ambiental.

Segundo Zé Alexandre, a articulação com o governo federal é essencial: “Nossa cidade tem um grupo de catadores que atua com muita força de vontade, mas com pouquíssima estrutura. Queremos mudar essa realidade e garantir que eles tenham apoio técnico, equipamentos, capacitação e sejam reconhecidos como agentes ambientais fundamentais na política de resíduos sólidos de Nova Friburgo”.


A ANCAT, que participa da visita, é uma das maiores referências nacionais no tema.
Com mais de 20 anos de atuação, a entidade representa catadores de todo o Brasil, lutando pela profissionalização da categoria e por condições dignas de trabalho.

Compartilhar