Filmes do diretor italiano serão exibidos em sessões gratuitas ao longo do mês no Sesc Nova Friburgo.
Se estivesse vivo, o italiano Federico Fellini teria completado 100 anos em janeiro. Para celebrar a efeméride, o Sesc RJ leva neste mês de março às suas unidades a mostra “Mondo Fellini”, com obras desse que foi um dos maiores e mais influentes diretores de cinema de todos os tempos.
A mostra abre nesta sexta-feira, dia 6/3, com “Os boas vidas”. Depois segue com “Oito e meio” (7/3), “A voz da lua” (8/3), “A Doce Vida” (20/3) e “Julieta dos Espíritos” (21/3), sempre às 15h. Os longas-metragens, produzidos entre 1950 e 1990, foram escolhidos por serem considerados emblemáticos e significativos dentro da extensa carreira do artista.
SERVIÇO
MOSTRA MONDO FELLINI – Projeto CineSesc
Sesc Nova Friburgo: Av. Pres. Costa e Silva, 231 – Centro
Sessões: 15h
Os boas vidas: 6/3
Oito e meio: 7/3
A voz da lua: 8/3
A doce vida: 20/3
Julieta dos Espíritos: 21/3
Grátis
SINOPSES
A DOCE VIDA
Situado em Roma, o filme acompanha Marcello Rubini, um jornalista especializado em histórias sensacionalistas, mas que sonha em ser um escritor sério. Ele passa a cobrir a visita de uma atriz hollywoodiana, Sylvia, por quem fica fascinado. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 174 min. Itália/França. 1960. 14 anos.
A VOZ DA LUA
“A voz da Lua” é o último filme de ficção dirigido por Fellini e revela as divagações do lunático Ivo Salvini por meio de uma atmosfera de sonho e fantasia característica do cineasta. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 120 min. Itália/França. 1990. 14 anos.
JULIETA DOS ESPÍRITOS
Visões, memórias e misticismo ajudam Giulietta a encontrar forças para abandonar o seu marido infiel. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama/Fantasia. 137 min. Itália/França. 1965. 14 anos.
OITO E MEIO
Um diretor de cinema em crise se volta para as suas memórias e fantasias em busca de inspiração. Direção de Federico Fellini. Drama. 138 min. Itália/França. 1963. 14 anos.
OS BOAS VIDAS
Um estudo de personagens que passam por um momento crucial de suas vidas numa pequena cidade na Itália. Direção de Federico Fellini. Comédia/Drama. 109 min. Itália/França. 1953. 12 anos.