A princípio pode parecer estranho adicionar goiabada cascão à receita de uma cerveja. Porém, para os mais acostumados ao universo das cervejas artesanais, a adição de ingredientes irreverentes às cervejas não é tão estranho quanto parece. Mas, acostumados ou não, quem prova garante: é uma delícia!
No próximo sábado (02/04) acontece simultaneamente em várias cidades de todo o país o AcervA Brew Day, um evento cujo objetivo é realizar uma brassagem, que é um dos primeiros processos na produção da cerveja, feita em equipamentos caseiros e aberta ao público.
Em Nova Friburgo, os “acervianos” friburguenses, como são chamados os associados à ASSOCIAÇÃO DOS CERVEJEIROS ARTESANAIS – AcervA, convidam o público a acompanhar de perto o processo de brassagem da Cascuda, uma cerveja estilo Imperial IPA cuja receita leva goiabada cascão.
IPA é a sigla para o estilo India Pale Ale, que conforme reza lenda, surgiu porque que os ingleses precisavam de cervejas com mais lúpulo e álcool para que elas suportassem viagens mais longas, fazendo referência ao destino que lhes era dado, a colônia britânica na Ásia.
Lenda ou não, o fato que a IPA é uma cerveja caracterizada pela presença mais intensa e marcante do lúpulo, uma flor extraída de uma trepadeira, e que é o principal responsável pelo amargor da cerveja.
A Cascuda é uma versão ainda mais potente e amarga do que as IPA‘s, por isso é uma Imperial IPA, apresentando amargor ainda mais acentuado pela alta quantidade de lúpulo e teor alcoólico mais elevado. A adição da goiabada cascão além de contribuir para um maior teor alcóolico da cerveja já que seus açúcares serão convertidos pela levedura, ainda dá à cerveja uma tonalidade, sabor e aroma únicos, que tornam ímpar a experiência de degustá-la.
A produção da Cascuda será enviada enviada para o XI Encontro Nacional das AcervAs (Associações de Cervejeiros Artesanais), a ser realizado este ano na cidade do Rio de Janeiro no dia 28 de maio.
Em Nova Friburgo o Acerva Brew Day ocorrerá na Rua General Osório, nº 36 – Centro – com início a partir das 9 horas.
O evento é gratuito e o público terá a oportunidade de acompanhar de perto o processo de fazer cerveja em panela, trocar experiências e informações sobre a cultura cervejeira e até mesmo associar-se à AcervA.