Começa campanha de vacinação contra o sarampo no estado do Rio

15/01/2020 10:57:41
Compartilhar

O estado do Rio de Janeiro iniciou no dia 13 de janeiro a campanha de vacinação contra o sarampo para evitar que a população fluminense sofra com um surto da doença, como o registrado em São Paulo no ano passado. A mobilização vai até 13 de março e tem como meta vacinar 3 milhões de pessoas nos 92 municípios do estado. O público-alvo é a população de 6 meses a 49 anos de idade. 

O Rio de Janeiro teve 373 casos confirmados de sarampo em 2019, o que já representa uma alta expressiva na comparação com os 20 episódios em 2018. A incidência da doença avançou em diversas partes do mundo nos últimos dois anos e fez com que países como o Brasil, o Reino Unido e a Venezuela perdessem o certificado internacional de erradicação do sarampo. 

Sarampo é uma doença muito grave, de contágio muito fácil, pela respiração. Tosse, espirro e a simples fala e ela pode matar, especialmente as crianças menores que um ano. Outros sintomas da doença são mal-estar geral, febre e manchas vermelhas pelo corpo. Pessoas com suspeita de sarampo, com a imunidade comprometida, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. 

Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente. É recomendado que a população leve sua caderneta de vacinação na ida ao posto de saúde.

Compartilhar