A Concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove nesta sexta-feira, 27, às 10h, no auditório da SME (antigo prédio da OI, na Avenida Alberto Braune), a festa de encerramento do projeto “Amigo da Água”.
Além da entrega dos prêmios aos alunos, professor e escolas vencedoras, o escritor Álvaro Ottoni animará a manhã com um show de contação de histórias.
O concurso cultural, em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março, este ano teve como tema “Água e o desenvolvimento sustentável – protejam nossos mananciais”.
Com o objetivo de conscientizar cerca de 10 mil alunos do ensino fundamental sobre a importância das práticas sustentáveis no dia a dia, o “Amigo da Água” levou para a sala de aula a educação ambiental com estímulos à criatividade.
No início do mês, a concessionária disponibilizou para os educadores material com informações relevantes sobre o reflorestamento urbano, preservação das áreas permanentes, proteção aos mananciais e orientações para desenvolver o tema em sala de aula.
Alunos do 1º ao 3º ano produziram colagens e do 4º e 5º ano textos (de até cinco linhas) sobre o tema escolhido.
O projeto que completa seis anos, além de premiar os alunos vencedores com tablets, escolas com computadores, e notebook para o professor que criar o melhor plano de aula, tem como novidade a entrega de mudas de espécies nativas semeadas no Viveiro-Escola Águas de Nova Friburgo.
A ideia é criar um corredor verde em cada unidade escolar premiada. Além disso, as turmas dos alunos vencedores farão uma visita ao Viveiro-Escola para aprender um pouco mais sobre o ciclo da água e a técnica de gotejamento usada na irrigação, que é feita com o reuso do esgoto já tratado na ETE Conselheiro Paulino, local onde a estufa foi implantada.
“O Amigo da Água reflete a preocupação da empresa na formação de novas gerações conscientes da necessidade de preservação do meio ambiente. Como principal resultado, estarão asseguradas as nossas fontes naturais e, consequentemente, a qualidade da água servida aos nossos clientes”, concluiu o superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal.