Concurso “Amigos da Água” premia estudantes, professores e escolas da rede municipal

28/06/2025 10:09:39
Compartilhar

INICIATIVA DA ÁGUAS DE NOVA FRIBURGO EM PARCERIA COM SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA ENTREGA TABLETS PARA ALUNOS E PROJETORES PARA COLÉGIOS –


Águas de Nova Friburgo premiou nesta sexta-feira, 27/6, os vencedores da 13ª edição do Concurso Cultural Amigos da Água em uma tarde de emoção e diversão para crianças e professores no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura.


Em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o evento envolveu cerca de oito mil alunos.


Com o tema “Lendas e histórias sobre a água”, turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo turmas do programa Superando Índices e Garantindo Aprendizagens (SIGA), produziram desenhos e textos.


As criações vencedoras foram premiadas com tablets. As escolas dos alunos vencedores ganharam um projetor para auxiliar nas atividades da unidade.


“A cada ano, os trabalhos apresentados são cada vez mais incríveis. Nesta edição, celebramos não apenas a criatividade, mas sobretudo o conhecimento adquirido e a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Todos os participantes são vencedores, pois o verdadeiro prêmio está na aprendizagem e no compromisso com o meio ambiente. Parabéns a todos pela dedicação e participação”, destacou a diretora da concessionária, Danielle Moreira, sobre a participação das crianças.


Além disso, os professores responsáveis pelos melhores planos de aula — que incentivaram a criatividade dos alunos na produção de desenhos e textos de até cinco linhas — foram homenageados e receberam de presente leitores digitais.


“Esse é um projeto que faz parte nosso calendário escolar, é um dia de comemoração e de alegria para todos nós”, contou a secretária de Educação, Caroline Moura Klein.


Durante a cerimônia, alunos e professores assistiram a uma apresentação de teatro com a artista Tuíni Bittencourt. O espetáculo incluiu música e interação, trazendo um universo mágico e descontraído para a premiação do Amigos da Água.


“Todas as vezes que a gente planta uma semente num terreno fértil que é a educação, gera bons frutos para a sociedade. Obrigada à Águas de Nova Friburgo por todo comprometimento e engajamento a fim de que a gente garanta a preservação do nosso ecossistema”, frisou o prefeito Jhonny Maycon.
Após a entrega dos prêmios, professores e alunos também receberam kits lanches e eco copos da concessionária.


PROJETO – O Amigos da Água envolve 70 escolas e mais de 450 profissionais da educação anualmente. Criado em março de 2010, o concurso tem a participação de alunos e professores de diversas escolas do município.


O objetivo é criar, entre os estudantes, um momento de reflexão, análise e conscientização sobre o valor da água e a importância de garantir um futuro mais digno para todos.


VENDEDORES DO PROJETO EM 2025
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL
. Aluno: Vicente Chaboudet De Aquino
Ano Escolar: 2º
Categoria: Desenho
Escola Municipal Vargem Alta

. Aluno: Tallys Vinicius Conceição Pontes
Ano Escolar: 3º
Categoria: Desenho
Escola Municipal Anna Barbosa Moreira

. Aluna: Geovana Barros Pacheco
Ano Escolar: 4º
Categoria: Desenho
Escola Municipal Pastor Schlupp

. Aluno: Mathias De Souza Ferreira
Ano Escolar: 5º
Categoria: Produção Textual
Escola Municipal Dante Magliano

. Aluno: João Miguel Cunha Da Silva
Ano Escolar: Siga I
Categoria: Desenho
Escola Municipal Herminia Condack

. Aluna: Sophia Bamberg Sena
Ano Escolar: Siga Ii
Categoria: Desenho
Escola Municipal São José

. Aluna: Thayla Coutinho Dos Santos
Ano Escolar: Siga Iii
Categoria: Produção Textual
Escola Municipal Iza Saippa Ranucci

ESCOLAS MUNICIPAIS
. Escola: Escola Municipal Pastor Schlupp
Categoria: Desenho

. Escola: Escola Municipal Vargem Alta
Categoria: Desenho

. Escola: Escola Municipal Anna Barbosa Moreira
Categoria: Desenho

. Escola: Escola Municipal Dante Magliano
Categoria: Produção Textual

. Escola: Escola Municipal Herminia Condack
Categoria: Desenho

. Escola: Escola Municipal São José
Categoria: Desenho

. Escola: Escola Municipal Iza Saippa Ranucci
Categoria: Produção Textual

PROFESSORES – SEQUÊNCIA DIDÁTICA
. Patrícia Maria Leal Bandeira
. Karine Dias Oliveira
. Jane Da Mota Cavalcante De Albuquerque
. Aline Laranjeira Pinheiro
. Maiara Inimá De Oliveira Assis
. Simone Gonçalo Cavalcante

Compartilhar