Eles costumam se proliferar durante o verão. Os pernilongos não transmitem nenhuma doença, mas a picada e o zumbido de suas asas costumam tirar o sono de muita gente. Saiba algumas curiosidades sobre eles:
1. Um pernilongo macho vive, em média, 8 ou 9 dias. A fêmea dura um mês.
2. Se o inverno chega antes que a fêmea tenha oportunidade de depositar seus ovos, ela hiberna até as condições favoráveis voltarem. Às vezes, isso demora 4 ou 5 meses.
3. Eles raramente se afastam mais de 300 metros do local onde nasceram.
4. Batem as asas mil vezes por minuto.
5. São as fêmeas que sugam o sangue de mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos. Os machos vivem de néctar ou seivas vegetais.
6. Seriam necessárias 1,12 milhão de picadas de pernilongo para tirar todo o sangue de um homem adulto.
7. Aquele som irritante emitido pelos pernilongos não é um canto. Ele vem da vibração do bater das asas do mosquito.
8. Os pernilongos atacam nos dias de calor, porque a temperatura ambiente ideal para seu organismo gira em torno de 26 a 28ºC. Abaixo dos 18ºC, eles hibernam; e, acima dos 42ºC, eles morrem.
9. Os pernilongos se orientam pelo odor do dióxido de carbono e do ácido lático liberados durante a respiração. É difícil fugir desses insetos, porque eles detectam cheiros a até 36 metros de distância.
10. Os hematomas que se formam no local da picada de pernilongo são causados por uma enzima presente na saliva do inseto, que provoca uma reação alérgica na pele do ser humano.