Covid-19: RJ distribui mais 600 mil vacinas para 92 municípios

26/06/2021 19:36:48
Compartilhar
Municípios recebem pela 1ª vez vacinas da Janssen (dose única)

ESTADO REPASSA IMUNIZANTES DA JANSSEN, PFIZER E CORONAVAC

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, neste sábado, 26/6, a entrega de 605.920 doses das vacinas contra a Covid-19. Dessas, 132.450 são da Janssen, para aplicação em dose única, com distribuição para os 92 municípios do estado. Até a manhã desta segunda-feira, 28/6, a Prefeitura de Friburgo não havia divulgado a quantidade de imunizantes recebida durante o final de semana.

Além disso, também serão distribuídas 200.070 vacinas da Pfizer (para primeira dose); e 273.400 doses de CoronaVac (136.700 para primeira dose e 136.700 para segunda dose).

“É a primeira vez que o Ministério da Saúde envia a vacina da Janssen. A distribuição para os 92 municípios foi definida em reunião do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems). Esta vacina é administrada em dose única, mas as demais disponíveis necessitam da aplicação das duas doses para alcançarem a eficácia demonstrada nos estudos. Além disso, vale reforçar que todas as vacinas disponíveis são eficazes contra as variantes identificadas até o momento”, explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Assim como nas entregas anteriores, a SES enviará ofício para as Secretarias Municipais reforçando a importância de que os responsáveis técnicos e gestores municipais organizem suas ações de vacinação, priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunizações (PNI), e respeitando as doses que são destinadas para a primeira ou segunda aplicação.

Neste caso, os municípios são responsáveis por guardarem metade do quantitativo de doses da CoronaVac que receberem para aplicação da segunda dose.

A SES reitera que não há reserva técnica para reposição das vacinas, caso a administração das doses não siga o especificado, e destaca ainda que a gestão da aplicação das doses e o registro são de competência municipal.

Compartilhar