O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS (1º de dezembro) é um convite à solidariedade com quem vive com HIV e está em situação de vulnerabilidade ou exclusão. Também é uma oportunidade para combater a discriminação e preconceito, denunciar a falta de acesso aos serviços e aos direitos e incentivar as pessoas a fazer o teste do HIV e fortalecer a política de acesso universal à prevenção, tratamento e cuidado.
Exame: A testagem rápida do HIV, que com apenas 20 minutos e uma gota de sangue da ponta do dedo consegue diagnosticar o quanto antes a doença. Não é necessário jejum prévio, e sim, apenas um documento original com foto. Para os que realizarão o teste através do fluído oral, terão que seguir algumas orientações: saber se comeu, fumou, bebeu, inalou qualquer substância, escovou os dentes ou praticou qualquer atividade oral 30 minutos antes do teste. Em caso afirmativo, é indispensável que o paciente lave a boca com água e aguarde 30 minutos para fazer a coleta de fluído oral.
Em Nova Friburgo as atividades serão realizadas no posto de Saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, e na Pastoral pela Vida, com sede na Rua Major Marques Braga, no Centro.
PROGRAMAÇÃO
Centro de Saúde Sylvio Henrique Braune: testagem do HIV e sífilis – teste rápido diagnóstico do HIV e teste triagem da sífilis por punção digital – dias 28 e 29, das 8h às 12h; dia 30, das 13h às 16h; dia 1º de dezembro – das 8h às 12h e das 13h às 16h
Catedral São João Batista: dia 1º de dezembro às 8h – Missa em ação de graças pela vida e café da manhã para os portadores, em parceria com a Pastoral pela Vida; Pastoral pela Vida – testes do HIV por fluído oral, na Rua Major Marques Braga, 18, sobreloja 101, Centro, das 9h às 16h.