Dicas do WhatsApp para escolas, professores e educadores

08/06/2020 19:40:14
Compartilhar

WhatsApp para professores; ferramentas do aplicativo de mensagens podem auxiliar educadores no desafio do ensino a distância

O WhatsApp, para professores e pedagogos, pode ser uma ferramenta auxiliar no dia a dia de aulas online. O isolamento social, provocado pela pandemia da COVID-19, intensificou o uso de plataformas virtuais e da internet.

Google Classroom, Google Meet e Microsoft Teams são algumas das plataformas usadas, pelas instituições de ensino, para criar e gerenciar salas de aula virtuais. Entretanto, o WhatsApp também tem recursos que podem ajudar no ensino a distância.

No caso de alunos, segundo o próprio aplicativo de mensagens, é necessário ter a idade mínima de 13 anos para usar o serviço. Mesmo assim, é sempre recomendável que crianças e adolescentes sejam supervisionados e auxiliados, pelos pais ou respectivos responsáveis, durante as atividades na Web.

WhatsApp para professores [Dicas]

1- Envie arquivos para vários alunos de uma vez
No mensageiro é possível criar uma lista de transmissão, para enviar questionários e folhas de exercícios para vários alunos, de uma só vez. Esse recurso otimiza tempo e permite o envio ágil de arquivos para vários destinatários.

É importante ressaltar que apenas contatos que salvaram seu número podem receber suas mensagens, em uma conversa individual, por meio da lista de transmissão

2- Compartilhe áudios de aulas
Alguns alunos adotam, como estratégia de estudo, gravar o áudio da aula para escutar novamente depois, no momento de revisar conteúdos ensinados em sala de aula.

No WhatsApp, professores podem compartilhar, por mensagem de voz, aulas já ministradas para os estudantes. Isso permite que eles relembrem tópicos importantes do assunto ensinado e fixem o conteúdo de forma eficaz.

Para manter a organização, educadores podem criar um grupo para cada turma. Na hora de enviar os arquivos, o nome do grupo pode ser pesquisado na barra de buscas.

3- Tire dúvidas por chamadas de vídeo
As videochamadas, em grupo, do mensageiro permitem até oito participantes. Sendo assim, não é ideal para criar uma sala de aula virtual para muitos alunos. Entretanto, o formato permite criar pequenos grupos de estudantes para tirar dúvidas pontuais.

4- Crie um link universal
Caso ainda não tenha o número de telefone dos estudantes, é possível criar um link universal e compartilhá-lo em perfis profissionais de outras plataformas, como o Facebook. Os alunos podem usar essa opção para iniciar uma conversa com você, no WhatsApp, ao clicar no link.

5- Atualize seu status
O status do mensageiro pode ser útil para dar avisos e compartilhar cronogramas e ementas de disciplinas. Dicas de leituras complementares, planos de aula e vídeos educativos também cabem nesse espaço.

6- Aumente a segurança
Com o fluxo intenso de arquivos importantes no mensageiro, adicionar uma camada extra de segurança é recomendável. O bloqueio por impressão digital, no celular, é uma opção para evitar que terceiros tenham acesso ao app.

Esse recurso ainda permite selecionar um intervalo de tempo para que a autenticação por impressão digital seja solicitada novamente.

7- Use a versão do mensageiro para PC
A interface do WhatsApp Web pode ser mais prática para gerenciar um alto volume de mensagens. Sem contar que, caso já esteja trabalhando pelo computador, é mais fácil fazer todas as tarefas em um só lugar.

Vale lembrar que o recurso de chamadas de vídeo ou voz, em grupo, só funciona no aplicativo para dispositivos móveis. Ou seja, para essa função, o uso do celular será indispensável.

8- Evite o bloqueio da conta
Quando uma pessoa não tem o seu número registrado na agenda do smartphone, as opções “salvar contato” e “bloquear” são exibidas na conversa privada.

Mensagens com muitas denúncias podem gerar um bloqueio na sua conta. Para evitar isso, indique que os alunos salvem seu número na agenda do celular e evite o envio de mensagens automáticas para grupos.

https://tecnoblog.net/

Compartilhar