Eclipse solar do dia 14 poderá ser visto parcialmente no Brasil

11/12/2020 10:05:37
Compartilhar

O céu oferecerá um fenômeno divertido de se acompanhar, em um verdadeiro show da natureza. Um eclipse solar acontece quando a Lua se coloca exatamente entre o Sol e a Terra, formando “um cone de sombra que incide em algum local do planeta”.

Na próxima segunda-feira (14), será um ótimo dia para ficar de olho no céu. Isso porque teremos um eclipse solar que deve durar cerca de 2 minutos e 9 segundos. Infelizmente, só será possível ver a Lua cobrir totalmente o Sol se você estiver no Chile ou na Argentina.

Ainda assim, no Brasil, será possível observar o eclipse parcial por volta das 11h33 no horário de Brasília às 15h53. O escurecimento máximo do Sol deve ocorrer perto das 14h. Já no caso do eclipse total, o dia vai escurecer na Argentina e Chile, o que significa que será possível visualizar mais dois fenômenos: o cometa Erasmus e a chuva de meteoros Geminídeas.

No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno dos 40%.

Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).

Compartilhar