EDUCAÇÃO: O poder da Educação Positiva

29/04/2019 09:46:17
Compartilhar

O Dia das Mães vem se aproximando e é uma ótima oportunidade para refletir sobre a mais nobre missão de uma mulher: Se tornar MÃE! Quem se se sente melhor depois de ser mãe? Bem provável que todas. Vivemos buscando ser pessoas melhores para darmos os melhores exemplos. Mas como é a sua comunicação e relação nos momentos de conflitos com seus filhos? Nestes momentos – e em todos os outros – pode-se colocar em prática ferramentas de um termo que muitas famílias ainda desconhecem, mas que tem um poder incrível de tornar o dia a dia das famílias mais amoroso e ajudar as crianças a desenvolver as características que irão serví-las bem ao longo da vida – Nós estamos falando da DISCIPLINA POSITIVA.

O principal objetivo da Disciplina Positiva é permitir que adultos e crianças experimentem mais alegria, harmonia, cooperação, responsabilidade compartilhada. respeito mútuo e amor em suas vidas e relações. Muitas vezes, agimos como se esquecêssemos de que o amor e a alegria são o principal motivo pelo qual vivemos com crianças e nos vemos agindo por medo, julgamento, expectativas, culpa, decepção e raiva.

Ao passarmos a usar a Disciplina Positiva não mudamos nossos filhos, mudamos nós mesmos pois é preciso desconstruir em nós o modelo de autoridade, muitas vezes frutos de nossas gerações passadas e/ou pressão social.

Seguem alguns lembretes que mostram como evitar desvios que impedem de experimentar amor, alegria e a satisfação em nossas relações com as crianças:
– O que fazemos nunca é tão importante quanto o modo como fazemos – O sentimento e a atitude por trás do que fazemos determinarão “como”. O sentimento por trás das palavras muitas vezes é mais evidente em nosso tom de voz.
– Ver os erros como oportunidades de aprender – Em nossa sociedade aprendemos a ter vergonha dos erros. Todos somos imperfeitos. O que precisamos adquirir é coragem de mudar nossas crenças debilitantes sobre imperfeição.
– Às vezes temos que aprender a mesma coisa muitas vezes – As crianças não são as únicas que precisam de diversas oportunidades para aprender.

O caminho para infelicidade é se sentir inadequado ou frustrado a cada vez que nós ou nossos filhos não aprendemos alguma coisa de uma vez por todas. O caminho para o amor e a alegria inclui não só a aceitação de que vamos cometer erros, mas teremos a oportunidade de aprender novamente.

Permitam-se experimentar o amor, pratiquem o respeito mútuo e a empatia. Seus dias serão infinitamente melhores!

Procurem a Educadora Parental mais próxima e mergulhem na Disciplina Positiva.

Claudia Ferreira – Educadora Parental pela Positive Discipline Association -EUA/ Coordenadora Pedagógica
Cel.: 22 998650875
Instagram:claudia.nf

Compartilhar