Eleições 2022: Governo do RJ deve ser disputado por 5 a 6 nomes

17/03/2022 15:59:31
Compartilhar

A cadeira de governador do Rio de Janeiro passará por nova disputa no fim deste ano e, a partir de janeiro de 2023.


Desde a prisão do ex-governador Sérgio Cabral, em 2016, o Palácio Guanabara passou por momentos turbulentos como a ida do sucessor de Cabral, Luiz Fernando Pezão, para a cadeia e, no ano passado, o impeachment do ex-juiz Wilson Witzel.


Com a saída de Witzel, assumiu o cargo o vice eleito junto com ele em 2018, Cláudio Castro, que deve tentar a reeleição.


Os outros nomes cogitados são Marcelo Freixo, Felipe Santa Cruz, Paulo Ganime, Rodrigo Neves e ainda Milton Temer.


NOMES COTADOS PARA A DISPUTA


CLAÚDIO CASTRO (PL)
Situação: Atual governador, Cláudio Bomfim de Castro e Silva, de 42 anos, é pré-candidato à reeleição. Ele nasceu em Santos (SP) e, ainda criança, veio morar no Rio de Janeiro. Castro é formado em Direito e foi chefe de gabinete do deputado estadual Márcio Pacheco (PSC) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Em 2016, foi eleito vereador pelo PSC.


MARCELO FREIXO (PSB)
Situação: Aos 54 anos, Marcelo Ribeiro Freixo é deputado federal pelo PSB-RJ, sigla à qual se filiou em junho do ano passado, depois de uma longa carreira no PSOL. Foi pelo Partido Socialismo e Liberdade que Freixo se elegeu pela primeira vez, em 2007, como deputado estadual no Rio de Janeiro.


FELIPE SANTA CRUZ (PSD)
Situação: Felipe de Santa Cruz Oliveira Scaletsky, de 49 anos, é ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O advogado é o único filho de Ana Lúcia e Fernando Santa Cruz, este vítima da ditadura militar, desaparecido político aos 26 anos. Felipe anunciou recentemente que seria pré-candidato ao Governo do RJ.


PAULO GANIME (NOVO)
Situação: Paulo Gustavo Ganime Alves Teixeira (Novo), de 38 anos, é deputado federal pelo Partido Novo e líder da legenda na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ganime é formado em engenharia de produção pelo Cefet-RJ, estudou Economia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e fez um MBA na PUC-Rio.


RODRIGO NEVES (PDT)
Situação: Ex-prefeito por dois mandatos de Niterói. Rodrigo Neves Barreto tem 46 anos e é pré-candidato ao Palácio Guanabara pelo PDT. Sociólogo, foi vereador, deputado estadual e secretário estadual de Assistência Social.


MILTON TEMER (PSOL)
O jornalista e ex-deputado foi lançado por uma ala minoritária do PSOL para concorrer ao governo RJ, incusive, com o apoio do deputado federal friburguense Glauber Braga. A ala majoritária do partido defende o apoio ao nome de Marcelo Freixo.

Compartilhar