OPOSIÇÃO NO LEGISLATIVO TAMBÉM SE MOVIMENTA NA JANELA PARA TROCA PARTIDÁRIA –
Quem pretende concorrer aos cargos de vereador, prefeito ou vice-prefeito nas Eleições Municipais de 2024 tem até este sábado, 6/4, para se filiar a um partido político. Essa data-limite é fixada pela legislação eleitoral e corresponde ao prazo de seis meses que antecede o primeiro turno do pleito, marcado para 6 de outubro.
Em Friburgo, os bastidores políticos estão aquecidos nesta janela partidária. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, está ocorrendo um verdadeiro troca-troca de partido.
O PL do prefeito Johnny Maycon deve filiar vários vereadores. A expectativa é que o partido passe a ter uma bancada de até nove vereadores: Claudio Leandro, Isaque Demani, Vanderleia Abrace Essa Ideia, Angelo Gaguinho, Carlinhos do Kiko, Dirceu Tarden, Professor André, Wallace Piran e Zé Roberto.
Ainda na base governista, o MDB ganhou a filiação do presidente da Câmara, Max Bill; e o União Brasil deve formar uma bancada com os vereadores Janio Carvalho, Wellington Moreira e José Carlos Schuabb; e o Podemos terá Cascão.
Na oposição ao governo municipal também ocorreram mudanças partidárias: O PDT de Wanderson Nogueira, além de Joelson do Pote, recebeu a filiação de Marcinho do Alto. O Repórter Maicon Queiroz assinou no PSD presidido por Marcelo Verly e que irá apoiar o candidato majoritário pedetista. A vereadora Priscilla Pitta assinou no PSB.
Christiano Huguenin permanece no PP e Maiara Felício no PT. O destino de Zezinho do Caminhão ainda não está definido, mas pode ser o Solidariedade.