Em clima de Copa e dias mais quentes, saiba como evitar o desperdício de energia elétrica

08/12/2022 19:00:59
Compartilhar

ENERGISA ORIENTA CONSUMIDORES E EVITAR SUSTO COM A CONTA MENSAL –

Família reunida em casa, TV ligadinha nos jogos da Copa, bebida gelada para aliviar o calorão e aquele clima de confraternização. Esse cenário, que nos últimos dias parece bem comum entre muitos lares brasileiros, também desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício de energia elétrica. Aliás, muitas pessoas esquecem que a soma de pequenas atitudes diárias pode contribuir para uma conta de energia pesada ao final do mês.

Luciano Lima, gerente da Energisa, lembra que o consumo de energia aumenta significativamente nos períodos de temperaturas mais altas. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que automaticamente nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. E, em virtude do calor, esses equipamentos demandam mais energia ao trabalharem para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”, observa.

O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orienta.

Mas não são só a geladeira e o ar-condicionado responsáveis pelos gastos exagerados da energia em uma casa. Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade, também contribuem, e muito, para que a conta de energia venha mais alta no final do mês.

“Se na casa houver mais de uma televisão, é preciso tentar reunir as pessoas em um mesmo local para assistir todos juntos. Isso vale tanto para os jogos da Copa, como outras programações, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, não se esqueça de manter portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente”, alerta Luciano.

Juntar o máximo de roupas sujas possível para usar a máquina de lavar de uma só vez também é uma prática de consumo eficiente de energia e de água. “E já que estamos falando de calor, nesse clima dá para economizar bastante usando o chuveiro na temperatura verão ou desligado, e ainda utilizando o ferro apenas com roupas essenciais”, finaliza o gerente.

Bate-bola, Pague Fácil

E para você que quer desfrutas dos benefícios da energia elétrica e está com contas em atraso, aproveite: a campanha ‘Bate-bola, Pague Fácil’ oferece até 50% de desconto nas contas de energia em atraso, durante a Copa do Mundo, para que os consumidores comecem o ano de 2023 sem dívidas.

Cada cliente será analisado individualmente e os descontos serão concedidos de acordo com o perfil da dívida, com oportunidades como a isenção de 100% em juros, multa e correção monetária para quem pagar à vista chegando até a 50% de desconto nas contas de energia em atraso, ou em até 24 vezes no cartão de crédito ou boleto.

Quem estiver com uma ou mais faturas vencidas pode entrar em contato pelos canais digitais como o WhatsApp da Gisa em http://www.gisa.energisa.com.br/, aplicativo Energisa On (disponível nas lojas virtuais) e o site energisa.com.br, tendo em mãos os documentos pessoais de identificação (CPF e RG).

Compartilhar