PROJETO GUAPIAÇU REALIZA TRABALHO RELEVANTE DE PRESERVAÇÃO ANIMAL –
“Espécie ameaçada” é um termo usado para descrever plantas e animais que correm o risco de desaparecer se medidas de conservação não forem tomadas. Existem várias razões pelas quais uma espécie pode estar ameaçada, como perda de habitat, poluição, caça excessiva ou mudanças climáticas. Quando uma espécie é classificada como ameaçada, significa que está em perigo de se extinguir, o que seria uma grande perda para a diversidade da vida na Terra. Essa classificação é feita por especialistas, que se reúnem para avaliar se uma espécie está ameaçada e em qual o grau de ameaça ela se encontra.
A conservação dessas espécies muitas vezes envolve a proteção de seu habitat natural, a implementação de leis para protegê-las da caça ou comércio ilegal e esforços para educar as pessoas sobre a importância de preservar a vida selvagem.
Entre as espécies foco do monitoramento do Projeto Guapiaçu, duas são ameaçadas: a antas é classificada como vulneráveis à extinção e o muriqui-do-sul é classificado como criticamente em perigo de extinção.
O Projeto Guapiaçu é uma iniciativa realizada em parceria com @asa_socioambiental, @refauna, @caminhodamataatlantica e com o apoio da @petrobras