ÓBITO MAIS RECENTE FOI EM CACHOEIRAS DE MACACU –
A sexta morte por dengue foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A vítima morava em Cachoeiras de Macacu. Além dela, duas mortes aconteceram na capital, uma em Itatiaia, uma em Mangaratiba e uma em Barra do Piraí.
Até o início desta semana, o estado fluminense já tem 59.162 casos prováveis da doença esse ano. Em 2023, foram 51.454 notificações.
No último dia 21/2, devido ao avanço da dengue, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), decretou epidemia da doença em todo o estado.
SOBRE A DOENÇA – A dengue é uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Ela causa febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, entre outros. A maioria dos pacientes, segundo o Ministério da Saúde, se recupera bem dos sintomas.
Porém, as formas mais graves podem levar à morte. O sinal de alerta é ligado quando a pessoa apresenta dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, letargia ou irritabilidade, aumento do tamanho do fígado, sangramento de mucosa, entre outros.