Estado RJ repassará doses da vacina de Oxford para municípios

24/01/2021 08:44:37
Compartilhar
Brasil recebeu lote da vacina Oxford /Astrazeneca

Está marcada para segunda-feira, 25/1, a distribuição das vacinas Oxford /Astrazeneca contra a covid-19 para os municípios do estado do Rio de Janeiro. A divisão para os 92 municípios será com o mesmo critério da CoronaVac, pela base populacional. Entretanto, ainda não há a confirmação oficial de quantas doses cada cidade irá receber nesta primeira leva da Oxford/Astrazeneca.

Pelo cronograma estipulado pelo estado, as doses poderão ser aplicadas sem a necessidade de guardar metade para a segunda dose. Isso porque o intervalo entre as vacinas é de até três meses, ao contrário da CoronaVac, que é de até 28 dias.

Na avaliação da pasta e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), não há a necessidade de reservar metade dos imunizantes para garantir a segunda aplicação porque estudos clínicos indicaram que o intervalo necessário entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas.

Nesse período, a expectativa é de que a fundação já esteja produzindo a vacina Oxford / AstraZeneca em solo brasileiro. Na primeira aplicação, a vacina importada do Instituto Serum, na Índia, tem uma eficácia estimada de 73%, e após a segunda dose o percentual passa a ser de 82%.

Compartilhar