Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano já podem se inscrever, acessando o site http://enem.inep.gov.br/participante.
Para se cadastrar, é necessário ter em mãos CPF, identidade e um endereço de e-mail pessoal. O prazo termina dia 5 de junho.
As provas acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. No ano passado, cerca de 8,7 milhões de pessoas confirmaram sua inscrição no concurso.
O edital do exame de 2015 trouxe mudanças em relação aos anteriores. Uma das alterações mais importantes dá conta de que alunos menores de 18 anos que não estão concluindo o ensino médio este ano não poderão utilizar a nota no Enem para pleitear uma vaga numa universidade ou mesmo obter um certificado do segmento. Esses estudantes podem fazer o exame, mas apenas como treino.
INSCRIÇÃO: A taxa de inscrição ficou mais cara. Até ano passado, custava R$ 35. Este ano, o estudante terá que desembolsar R$ 63. O valor pode ser pago até 21h59 de 10 de junho. Estudantes da rede pública não precisam pagar. Candidatos que comprovarem baixa renda familiar também estão isentos.
HORÁRIOS E PROVAS: Os portões dos locais de prova no Brasil inteiro serão fechados às 13h (horário de Brasília), mas, diferentemente dos anos anteriores, a aplicação do exame só começa 30 minutos depois disso.
No primeiro dia, os alunos farão as provas de ciências da natureza e ciências humanas. Eles terão 4 horas e meia para isso. No segundo dia, serão aplicados os testes de linguagens, matemática e redação, com 5h30m de duração.
NOME SOCIAL: O edital de 2015 garante, pela primeira vez oficialmente, que travestis e transgêneros poderão utilizar seus nomes sociais para realizar a prova. O recurso já era permitido em 2014, mas não veio especificado no edital. Agora, o MEC estabelece que “o participante travesti ou transexual (pessoa que se identifica e quer ser reconhecida socialmente, em consonância com sua identidade de gênero) que após realizar a inscrição desejar atendimento pelo nome social poderá solicitá-lo na página do participante”.