LANÇAMENTO OFICIAL ACONTECEU COM PRESENÇA DE MÚSICOS INTERNACIONAIS –
por Bruna Hess –
A tradição e a arte russa chegaram a Nova Friburgo, região serrana do Rio, lançando o Festival de Inverno em sua 21ª edição, que ocorrerá de 1 a 12 de agosto, reunindo várias linguagens artísticas.
Pela primeira vez no Brasil, estrelas renomadas da música clássica, aclamadas na Rússia e no mundo, se apresentaram no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, com entrada franca, no domingo, 23/6, para uma plateia que aplaudiu de pé o pianista Sergey Davydchenko e o violinista Daniil Kogan, artistas premiados no Concurso Internacional Tchaikovsky.
A presença marcante da população no lançamento demonstra o engajamento e interesse dos moradores de Nova Friburgo pela cultura e pelas artes. Estes eventos gratuitos são uma oportunidade única de democratizar o acesso à cultura, proporcionando momentos de lazer e aprendizado para todos.
O secretário de Cultura de Nova Friburgo, Daniel Figueira, agradeceu a presença do público e ressaltou a importância de eventos culturais para a comunidade. “É uma honra poder oferecer um evento gratuito de tamanha qualidade para os moradores de Nova Friburgo. A cultura é um direito de todos, e eventos como o Festival de Inverno são fundamentais para aproximar a população das artes, além de fortalecer o senso de comunidade e pertencimento”, afirmou Figueira.
O evento é uma apresentação da Águas de Nova Friburgo, Lei de Incentivo à Cultura e Ministério da Cultura, Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro com patrocínio da Energisa e Instituto Energisa. Conta ainda com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura, Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, Frionline, Hospital Serrano e Grupo Saf.
A produção é da Dellarte, com realização do Instituto Dellarte, Stretto, Funarte e Ministério da Cultura. O projeto é uma realização conjunta de várias instituições e patrocinadores, refletindo o esforço coletivo para promover a cultura na região, além de ser fomentado pelo Programa Funarte de apoio a ações continuadas 2023.
O festival reafirma seu papel como um dos eventos culturais mais importantes de Nova Friburgo, contribuindo não apenas para o enriquecimento cultural, mas também para o desenvolvimento econômico da cidade.