Fiscais flagram e desmontam rancho de caçadores no Parque de Três Picos

23/11/2022 09:08:04
Compartilhar

AÇÕES CRIMINOSAS SEGUEM SENDO COIBIDAS PELAS EQUIPES AMBIENTAIS –


Mais um flagrante de crime ambiental na Região Serrana. Uma equipe de fiscalização do Parque Estadual dos Três Picos conseguiu flagrar e desmontar um rancho de caçadores montado próximo a espelho d´água no interior da unidade de conservação ambiental.


Desta vez, o flagrante ocorreu no núcleo de Teresópolis, trecho da floresta do Jacarandá, nas proximidades do ponto de captação de água da Cedae.


O guarda-parque João Paulo e o fiscal Alfredo Pinheiro desativaram o ponto de apoio montado por criminosos para atos ambientais ilícitos no fragmento de Mata Atlântica. Eles recolheram todo o material, incluindo equipamentos para improvisar um acampamento, rádio e diversos outros objetos que, além da questão da caça irregular estavam contribuindo para a degradação ambiental da área.


PARQUE ESTADUAL DOS TRÊS PICOS
Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio.


A unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo, dois núcleos em Teresópolis (núcleo Jacarandá e o Vale da Revolta), e um núcleo operacional em Guapimirim.


Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do Estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 m até os 2.366 metros do Pico Maior.


O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Compartilhar