OPERAÇÃO SHAMAR FOI REALIZADA EM 73 MUNICÍPIOS DO RJ –
por ASCOM – Assessoria de Comunicação da Polícia Civil
A ação integrada da Polícia Civil e da Polícia Militar no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e o feminicídio no Rio de Janeiro resultou em 126 prisões em 11 dias. Este é o balanço parcial da “Operação Shamar”, que teve início na segunda quinzena de agosto, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Ao todo, 80 pessoas foram presas em flagrante e outras 46 foram detidas em cumprimento de mandado de prisão. Durante as diligências, os agentes também cumpriram 28 mandados de busca, apreenderam 11 armas brancas, 4 armas de fogo e 37 munições.
Desde o início da operação, 3.466 policiais civis e militares atuaram no Rio de Janeiro, atendendo 1.673 ocorrências em 73 municípios do estado. Nas delegacias, foram 1.101 registros e 1.236 medidas protetivas de urgência solicitadas. Nas ações educativas, os agentes realizaram 32 palestras e 11 panfletagens.
A “Operação Shamar” foi batizada em referência à palavra em hebraico para cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar. O trabalho será concluído no dia 15 de setembro.