Evento reuniu cerca de 120 jovens em programação voltada para sensibilizar sobre a conservação dos recursos hídricos
Cerca de 120 jovens andaram nesta sexta-feira (20) pelas ruas de Lumiar, distrito de Nova Friburgo, em apoio à Marcha Global do Clima. O ato fez parte da programação do 5º Fórum Água e Juventude, evento organizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras.
Além da manifestação, foram realizadas oficinas, palestras e atividades temáticas. Uma das palestras foi do biólogo Mauro Pereira, coordenador da ONG Defensores do Planeta e representante brasileiro do primeiro fórum da juventude da América Latina e Caribe sobre a Agenda 2030 da ONU.
Com o tema “Gestão Participativa dos Recursos Hídricos”, a programação voltada para jovens de 15 a 29 anos incluiu uma dinâmica em que os participantes simularam propostas de políticas públicas voltadas para a conservação dos mananciais, aprendendo na prática o trabalho realizado pelo Comitê de Bacia.
Ao final, uma carta foi elaborada com as propostas feitas pelos participantes.
“Nesta quinta edição, o Fórum Água e Juventude se consolida como um importante evento de recursos hídricos para jovens no estado do Rio. O objetivo do comitê é ampliar a participação e formar novos quadros na gestão integrada das águas”, disse a professora Maria Inês Paes Ferreira, vice presidente do Comitê de Bacia.