Friburgo: 151ª DP, com apoio da PM, identifica e prende suspeitos de integrar “embrião de narcomilícia”

27/11/2024 17:45:08
Compartilhar

FUNCIONÁRIOS DE CONCESSIONÁRIA DE TELEFONIA RELATARAM NA DELEGACIA TEREM SIDO ABORDADOS, COAGIDOS E AMEAÇADOS QUANDO FAZIAM TRABALHO –


A informação é da 151ª DP (Nova Friburgo): dois suspeitos de integrar uma espécie de narcomilícia foram presos, em flagrante, numa operação realizada pelas polícia Civil e Militar no bairro Cordoeira. Outros dois elementos, já identificados, conseguiram fugir e o pedido de mandado de prisão foi encaminhado para a Justiça.


A ação policial no bairro, terça-feira, 26/11, foi coordenada pelo delegado titular Heberth Tavares Cardoso e o assistente, Júlio César Phirro, com a participação de agentes da 151ª DP e do 11º BPM (Militar).


A ação conjunta e coordenada da polícia teve início após denúncia de quatro funcionários de uma concessionária de telefonia, vítimas da quadrilha. Os trabalhadores da empresa procuraram a delegacia para relatar abordagem dos supostos integrantes da narcomilícia.


As vítimas disseram em depoimento terem sido coagidas e ameaçadas quando realizavam um serviço na Rua General Argolo.


“Os suspeitos proibiram que os funcionários da empresa fizessem a retirada de cabos telefônicos. Disseram, também, que, para que eles fossem embora sãos e salvos teriam de deixar os cabos retirados naquele local. Por fim, afirmaram que, naquela região, para que eles continuassem a realizar o que estavam fazendo, teriam de dividir os lucros com eles. Tais elementos receberam apoio de outros envolvidos com tráfico de drogas no local”, diz o informe policial.


As vítimas confirmaram a identificação dos 4 suspeitos, através de fotografias. Os dois presos foram identificados pessoalmente pelos trabalhadores na delegacia como sendo os homens fizeram as ameaças e “exigiram vantagem econômica (cobrança de taxa) em favor do tráfico local para que a concessionária OI ali pudesse atuar na região”.


O termo “narcomilícia” vem sendo empregado pelos representantes da lei para designar as quadrilhas que unem as táticas de comércio de drogas e de domínio de serviços públicos.


No informe à imprensa, a 151ª DP acrescentou que durante o recente período eleitoral “as mesmas lideranças do tráfico de drogas chegaram a tentar limitar a propaganda eleitoral na comunidade, tendo o local sido ocupado pela Polícia Militar”.


O informe policial acentua: “Vale destacar a importância da rápida ação das policias Civil e Militar para evitar que este embrião de milícia venha a se estabelecer e crescer no município”, disse o delegado Heberth Tavares Cardoso.

Compartilhar