LOCAL É CONSIDERADO BERÇO DOS JOGOS FLORAIS, PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO ESTADO DO RIO –
Nesta quinta-feira, 1º de agosto, foi reinaugurada a Alameda dos Trovadores, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo.
Berço dos Jogos Florais, a Alameda dos Trovadores ganhou novas composições.
Recorte cultural e poético da Praça Getúlio Vargas passou por uma renovação, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Dom João VI e a concessionária Águas de Nova Friburgo, com as trovas cedidas pela União Brasileira de Trovadores – Seção Nova Friburgo (UBT-NF).
O local é um atrativo para os moradores e visitantes que apreciam a arte da trova.
A Alameda dos Trovadores é um símbolo da rica tradição poética de Nova Friburgo e continua em movimento, celebrando a criatividade e a expressão cultural através da poesia. A renovação dos expositores permite uma melhor apreciação das trovas, garantindo que esse patrimônio cultural permaneça vivo e acessível a todos.
CIRCUITO REVITALIZADO – Dentre os tantos charmes da Praça Getúlio Vargas, a Alameda dos Trovadores – placas com trovas que decoram as luminárias – é um circuito que surgiu em 2018, por ocasião do bicentenário de fundação da cidade.
As belezas de Nova Friburgo sempre foram inspiração para os poetas e essa tradição foi oficializada em 1960, com a criação dos Jogos Florais.
Esse famoso concurso de trovas, de repercussão nacional, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e chegou a sua 64ª edição em 2024, sempre realizado no mês de maio, por ocasião do aniversário da cidade.
A origem dos Jogos Florais remonta à Antiguidade, quando os romanos homenageavam Flora, a deusa da natureza. As trovas na Praça Getúlio Vargas, portanto, não poderiam estar em melhor lugar. Agora, novas placas chegam, com identidade visual relacionada ao conceito paisagístico do projeto da praça, continuando a embelezar esse jardim no coração de Nova Friburgo.