UM DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA É CONSCIENTIZAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE RISCO DAS DROGAS –
Na manhã desta segunda-feira, 7/7, foi realizada, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, a cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), promovido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo.
O evento marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre de 2025, reunindo estudantes, familiares, autoridades civis e militares para celebrar mais uma etapa de aprendizado e formação cidadã. Ao final, os alunos receberam certificados, simbolizando a conclusão do programa.
Nesta edição, participaram estudantes das seguintes escolas da rede municipal: E.M. Dante Magliano, E.E.M. Dante Laginestra, E.M. Estação do Rio Grande, E.M. Iza Saippa Ranucci, E.M. Pastor Schlupp, E.M. Jardel Hottz, E.M. Isabel Gomes Siqueira, E.M. Miguel Bittencourt, E.M. Hermenegildo Gripp, E.M. Tiradentes e E.E.M. Amâncio de Azevedo.
Criado em 1992 e baseado no modelo norte-americano D.A.R.E., o PROERD é desenvolvido atualmente em mais de 58 países. Ao longo de um semestre letivo, policiais militares capacitados atuam como educadores sociais, conduzindo atividades preventivas em parceria com os professores das turmas. O objetivo é conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e da violência, incentivando escolhas seguras e responsáveis.
Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Johnny Maycon; a secretária de Educação, Caroline Klein; o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Antônio José Fagundes Leal; e o tenente Torres, representando o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Sandro Aguiar dos Santos. Também participaram da solenidade policiais militares e instrutores do PROERD, além de alunos, servidores da Secretaria de Educação e equipes escolares.












