GOVERNO MUNICIPAL DIZ QUE INTERVENÇÕES FORAM ACORDADAS COM MPF E IPHAN, TÊM VERBA CARIMBADA E FORAM DISCUTIDAS COM A SOCIEDADE ATRAVÉS DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS –
A Prefeitura de Nova Friburgo publicou, em suas redes sociais, vídeo para esclarecer as obras em andamento na Praça Getúlio Vargas, no Centro. A publicação foi feita após críticas sobre a prioridade, custo e, sobretudo, retirada de indivíduos arbóreos para a realização do projeto de recuperação do local.
De acordo com o governo municipal, “as intervenções na Praça Getúlio Vargas seguem um projeto histórico aprovado pelos órgãos de patrimônio e discutido com a população” e que “as obras fazem parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal, utilizam recursos “carimbados” exclusivos para este fim e respeitam o traçado original do paisagista Auguste Glaziou. Elas também contam com o acompanhamento e aprovação do IPHAN”, diz a postagem.
Ainda de acordo com a Prefeitura, “a recomposição paisagística prevê a substituição de árvores que não faziam parte do projeto original. Ou seja, espécies que estão sendo removidas por questão de segurança e paisagística serão substituídas por mudas de eucalipto Robusta. Toda a área próxima à Estação Livre receberá replantio de novas mudas. A preservação dos eucaliptos históricos e melhorias importantes em acessibilidade, iluminação, paisagismo e mobiliário urbano também estão previstos”.
A publicação oficial é acompanhada por explicações de representantes da Fundação D. João VI e da Secretaria de Defesa Civil.










