“CARAMELA” HAVIA FICADO PRESA NUMA ENCOSTA E FOI DEVOLVIDA AO TUTOR, SEM FERIMENTOS –
Uma guarnição do 6º Grupamento de Bombeiro Militar (Nova Friburgo) realizou o salvamento bem-sucedido de uma cadela que se encontrava em situação de risco no distrito de Lumiar. A ação na quinta-feira, 19/2, demonstrou alto nível técnico, preparo operacional e dedicação dos militares envolvidos.
O animal estava isolado em um trecho de vegetação rasteira em uma encosta de difícil acesso. Devido à topografia acidentada e à altura em relação ao solo, a cadela não conseguia descer por meios próprios, exigindo a intervenção especializada da Corporação.
A operação teve início às 9h30 e exigiu progressão estratégica da equipe pela face lateral da montanha. Após cerca de 1h30 de subida, os militares alcançaram um ponto de vantagem aproximadamente 40 metros acima da localização do animal, permitindo a montagem do sistema de salvamento.
Para viabilizar o resgate com segurança, foi empregado um sistema de rapel, com a utilização de aproximadamente 150 metros de corda. A manobra possibilitou o acesso à cadela e sua descida controlada até a base da montanha, garantindo a integridade do animal durante toda a operação.
A missão foi encerrada por volta das 15h. Após avaliação, a cadela foi entregue ao tutor sem ferimentos.











