Friburgo: Câmara de Vereadores abre processo para alugar de 21 carros

27/07/2023 17:10:27
Compartilhar

VALOR ESTIMADO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO É DE APROXIMADAMENTE R$1,4 MILHÕES POR DOIS ANOS; ATUAL FROTA DO LEGISLATIVO “SERÁ DEVOLVIDA À PREFEITURA” –


A Câmara Municipal de Nova Friburgo realizará licitação, sob a modalidade de pregão eletrônico, do tipo menor preço global, para contratação de prestação de serviços de locação de veículos, tipo passeio, sem motorista e sem combustível, com seguro total e manutenção preventiva e corretiva pelo período de 24 meses.


No total, a empresa irá fornecer 21 veículos. O valor global do contrato é de 1.391.468,40, pelos 24 meses. A licitação está marcada para 9 de agosto. A princípio, a atual frota de veículos do Legislativo “será devolvida para a Prefeitura”.


CÂMARA FEZ CONSULTA PÚBLICA SOBRE A LOTAÇÃO DE VEÍCULOS –


Através de matéria publicada em seu site oficial, a Câmara de Nova Friburgo informou ter realizado a Consulta Pública com o objetivo de ouvir a população friburguense sobre a contratação de uma empresa especializada na prestação de serviços de locação de veículos.


“Eventuais dúvidas ou sugestões puderam ser encaminhadas por e-mail, e ao final dos 15 dias de consulta, encerrada em 5 de maio, apenas uma empresa encaminhou as sugestões. Elas serão analisadas pela diretoria de planejamento da Casa, que irá elaborar o termo de referência final, a ser publicado, em breve, através do edital de licitação”, disse na ocasião.

Em nota oficial encaminhada ao portal de notícias Nova Friburgo em Foco, o vereador Zezinho do Caminhão afirmou que nunca fez uso de carro oficial da Câmara e reitera que continuará com a mesma postura, mesmo com a nova dinâmica a ser adotada pelo Legislativo friburguense. “Não uso carro oficial”, reiterou.


Ainda na publicação, a Câmara de Vereadores informou que “a decisão de alugar os veículos vai gerar vantagens diversas, visando a melhoria do trabalho da Casa Legislativa, uma vez que se faz necessária a renovação da atual frota, além de outros benefícios. A medida, por exemplo, vai trazer desoneração aos cofres públicos, diminuição dos gastos com manutenção, melhoria na ferramenta de trabalho dos parlamentares, dentre outros. A medida é adotada por diversos outros órgãos públicos”.


Na referida publicação, o presidente da Câmara comentou a decisão: “A primeira proposta da nossa gestão foi dar condição de trabalho a todos os parlamentares de igual forma. O veículo mais novo é de 2014, e por conta disso, o valor agregado aumenta muito ao longo dos anos. Em razão do desgaste dos veículos atuais, os custos correlatos estão altos, e há uma limitação em termos de manutenção. Atualmente, os vereadores ficam limitados em relação aos carros, e a parte administrativa não possui veículo disponível. Há muitos órgãos públicos utilizando esse tipo de prática de locação, e ao analisá-la, observamos que existem vantagens. Os recursos do Poder Legislativo estão sendo empregados na melhoria do trabalho dos parlamentares e dos servidores, independente de bandeira política, resultando em uma melhor prestação de serviço para a população de modo geral. Com a chegada dos novos carros, os veículos atualmente em uso serão destinados à Prefeitura”, disse o atual presidente da Câmara, vereador Max Bill.

Compartilhar