Friburgo: Capela de Santo Antônio, no Suspiro, completa 140 anos

21/06/2024 08:55:35
Compartilhar

A imagem da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro, ficou conhecida mundialmente em 2011, durante a tragédia climática de 2011 na Região Serrana: ela resistiu à devastação ocorrida em Nova Friburgo e acabou se transformando num símbolo de recuperação do município. Ela é um dos pontos turísticos de Friburgo.


Esta semana, na quinta-feira, 20/6, a capela do santa casamenteiro completou 140 anos. O Padre Antonio Ferreira reproduziu em suas redes sociais texto de Lucas Heringer Ouverney Galvão:


“Capelinha mais charmosa da serra está completando 140 anos. Pouca gente sabe, mas capela nasceu de uma promessa feita em alto-mar. Samuel Antônio dos Santos era um Maestro português que em 1858, durante uma travessia turbulenta entre Lisboa e a Argentina, Samuel Antônio dos Santos fez uma promessa a Santo Antônio: se sobrevivesse à tempestade, ergueria uma capela em sua homenagem na cidade que escolhesse para viver. Graças à intercessão do Santo, o navio aportou no Rio de Janeiro e Samuel veio para Nova Friburgo, onde fundou a Sociedade Euterpe Friburguense, a banda civil mais antiga do Brasil. Através da banda, Samuel arrecadou fundos para construir a capelinha, que foi finalmente inaugurada em 1884.


Viva Santo Antônio!

Compartilhar