PRÉDIO CENTENÁRIO É DE PROPRIEDADE DA AFAPE E FOI AVALIADO EM R$ 1,188 MILHÃO –
A Prefeitura de Nova Friburgo publicou o decreto em sua edição eletrônica de quinta-feira, 9 de março, declarando de utilidade pública, para fins de desapropriação, o antigo casarão da Vila Amélia onde funcionou por vários anos a delegacia policial do município. O imóvel está abandonado e em péssimas condições.
O referido imóvel é de propriedade da Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) e conta com área total de 2.669,00 metros quadrados. Segundo o governo municipal, o imóvel foi avaliado em R$ 1.188.000,00 pela Comissão Permanente de Avaliação Administrativa de Imóveis do Município de Nova Friburgo.
As despesas necessárias à efetivação da desapropriação correrão por conta de recursos da Fundação Dom João VI, órgão que cuida do patrimônio público.
A declaração de utilidade pública objetiva a desapropriação do imóvel, que é tombado pelo patrimônio histórico municipal, para fins culturais. O projeto é preservar parte importante da arquitetura e da história intrínsecas no centenário casarão.
A Prefeitura disse que “em breve” será anunciado a população maiores informações acerca da finalidade do casarão.