Autor do pedido de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), o vereador petista Cláudio Damião assumiu a presidência das investigações da Câmara sobre a saúde de Nova Friburgo. O relator da comissão é o vereador Sérgio Louback, enquanto os vereadores Christiano Huguenin, Joelson do Pote e Marcelo Verly atuaram como membros.
A definição dos cargos da CPI aconteceu nesta terça-feira, 25, e a primeira reunião de trabalho está marcada para sexta-feira, 28, às 11h, quando será traçada a estratégia de trabalho.
Os quatro últimos secretários municipais de Saúde – Dagoberto José da Silva, Manuel Eduardo Moiolli Rodrigues, Luiz Fernando Azevedo e o atual Rafael Tavares Garcia – serão convocados para depor na CPI, em datas a serem ainda definidas.
A CPI terá prazo de 150 dias (cinco meses) para investigar a não realização de licitação para compra de medicamentos e manutenção de equipamentos hospitalares, além de suposto descumprimento de uma lei que impede o município de adquirir remédios sem qualidade.