Friburgo: DEAM prende casal acusado de levar filhos para boca de fumo

22/01/2022 10:39:26
Compartilhar

DUPLA RESPONDE CRIMINALMENTE ESTUPRO DE VULNERÁVEL, ABANDONO DE INCAPAZ E MAUS TRATOS –


Agentes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Nova Friburgo – coordenados pela delegada titular Dra. Mariana Thomé de Moraes -, prenderam no final da tarde desta sexta-feira, 21/1, um casal acusado de cometer os crimes de estupro de vulnerável, abandono de incapaz, e maus tratos, todos na forma da Lei Maria da Penha. As vítimas são os filhos, de 3 e 9 anos.


A prisão preventiva do casal – R.A.D., 44 anos, e M.O.T., 36 anos – foi expedida pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Nova Friburgo, a pedido da DEAM/NF.
A acusada foi presa no Catarcione e o acusado no Nova Suíça.


Os autores são acusados de levar os filhos menores – uma menina de 9 anos e um menino de 3 anos – para a “boca de fumo” do Morro do Dedé, Alto do Floresta, local onde fizeram uso de entorpecentes e, posteriormente, para um bar, onde consumiram bebidas alcoólicas.


Segundo o porta-voz da DEAM, durante o tempo em que o casal permaneceu fazendo uso de álcool e drogas, os filhos permaneceram na rua, abandonados, no período noturno, com frio, fome e medo, presenciando diversas outras pessoas consumirem drogas.


Além disso, as crianças ainda foram agredidas pelos pais com tapas e empurrões, até que, longo tempo depois, foram deixadas na casa de uma moradora, que acolheu as crianças e acionou o Conselho Tutelar que, compareceu no local e constatou que as crianças estavam mal tratadas, com roupas sujas, com fome, cansadas e com lesões aparentes.


ACUSADO DE ESTUPRO


O pai das crianças é também acusado de, entre os anos de 2017 e 2021, ter abusado sexualmente de sua filha – a menor de 9 anos de idade. A mãe da menina, por sua vez, é acusada de ter ciência que os abusos ocorriam e nada fez para evitar, não cumprindo com o seu dever legal de cuidado.


M.A.T. possui extensa ficha criminal, tendo inclusive figurado como autor na DEAM em outros dois registros de estupro.


R.A.D. possui mais 12 filhos (além dos 2 citados acima), dos quais não possui a guarda de nenhum deles, devido o histórico de negligência e abandono.


As vítimas foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar para a Casa de Atendimento Vila Sorriso, onde encontram-se abrigadas. Cumpridas as formalidade legais, os autores serão encaminhados para o sistema prisional.

Compartilhar