por Grasiele Guimarães (Assessoria de Comunicação Diocese de Nova Friburgo) –
No mês de março, a Diocese de Nova Friburgo receberá a peregrinação da relíquia e da imagem de São Francisco de Assis. A programação acontecerá de 9 a 11 e de 27 a 31 de março passando pelas localidades onde existem as Fraternidades Franciscanas Seculares. Esta peregrinação teve início em 20 de setembro de 2015 e será concluída em abril de 2023. Tanto a relíquia quanto a imagem do santo são provenientes da cidade italiana de Assis.
Como parte das celebrações de 800 anos da aprovação da primeira regra da Ordem Franciscana Secular (conhecida como Terceira Ordem Franciscana), pelo Papa Gregório IX, em maio de 1221, para os então chamados Irmãos e Irmãs da Penitência. A Ordem Franciscana Secular (OFS), como é hoje conhecida, fez peregrinar por todas as fraternidades do Brasil a imagem do Santo Padroeiro, doada pela Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos, e sua relíquia (um fragmento do osso do fêmur de São Francisco), doada pela Cúria Geral dos Frades menores Conventuais de Assis especialmente para esta festa.
O percurso da visitação começará pela Fraternidade São Roque, em Nova Friburgo. A chegada acontecerá em 9/3, às 15h, na Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis, no Centro de Nova Friburgo. Neste mesmo dia, às 17h, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci presidirá a Santa Missa solene. Logo após, às 19h, saída da relíquia e da imagem para a Capela São Francisco, no bairro Ruy Sanglard; seguindo para a Associação Bodas de Caná, casa de acolhida de dependentes químicos, situada em Campo do Coelho, onde reside o Ir. Flávio Dias, OFS.
No dia 10/3 a programação será intensa: 8h – Oração com os internos da Associação Bodas de Caná; 9h: Retorno à Paróquia Santo Antônio e São Francisco de Assis; 12h: Visita aos irmãos do SEI (Serviço aos Enfermos e Idosos); 15h: Saída para a Paróquia São Roque, em Olaria, para um momento de orações, meditações e coroa franciscana; 19h: Santa Missa; 20h: Saída para a residência das Irmãs Franciscanas de Dillingen (Sítio São João).
Concluindo a passagem por Nova Friburgo, em 11/3, às 8h, haverá oração no Sítio São João, com saída às 9h em direção à Catedral Diocesana São João Batista, no Centro de Nova Friburgo, onde será realizada a Missa de despedida, às 11h, com o envio para outra Diocese.
Em 27 de março, imagem e relíquia retornam para a Diocese de Nova Friburgo, dando continuidade à programação. Chegando à Fraternidade Nossa Senhora do Desterro, em Quissamã, na qual a programação prosseguirá até 29/3, acontecendo o envio para a Fraternidade São Benedito, em Rio das Ostras, na qual haverá a Santa Missa às 19h, na Paróquia São Benedito. Em 30/3 prossegue a programação: 8h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e exposição da relíquia para a veneração e Oração das Laudes; às 15h – Terço da Misericórdia; às 17h30 – Oração das Vésperas. Mais tarde, às 19h, haverá a Santa Missa presidida por Dom Luiz Antonio.
Encerrando as atividades, na sexta-feira, 31, às 8h – Laudes; 9h30 – Coroa Franciscana. Concluindo, às 12h, haverá a Missa de despedida.
PEREGRINAÇÃO PELO BRASIL
A peregrinação teve início no estado de São Paulo na fraternidade das Chagas do Seráfico, Pai São Francisco, em 20 de setembro de 2015. Havia a previsão de conclusão para o ano de 2021, Ano Jubilar, depois de ter visitado todas as fraternidades de todos os estados do Brasil. Contudo, com a pandemia de Covid-19, a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022.