UM BANDIDO FOI CAPTURADO PELO 11º BPM NO CÔNEGO E O OUTRO NO AEROPORTO DO RIO PELA POLÍCIA FEDERAL; AÇÃO POLICIAL TAMBÉM TEVE APOIO DA 151ª DP –
Matéria atualizada*
Dois elementos – um deles armado e o outro dando cobertura numa moto – assaltaram na manhã desta quinta-feira, 25/5, por volta de 9h30, uma loja especializada em aparelhos celulares na Avenida Alberto Braune, no coração comercial de Nova Friburgo. Após render e trancar a proprietária e uma funcionária num quarto nos fundos do estabelecimento, o bandido armado roubou diversos aparelhos novos e lacrados, avaliados em R$ 70 mil.
Porém, a ação criminosa teve um desfecho favorável à lei. Os dois bandidos acabaram presos. Um deles, no bairro do Cônego, onde morava com os pais; e o segundo também foi capturado dentro de um avião, no Rio de Janeiro, quando tentava fugir para o Estado de São Paulo, onde residia.
A ação eficaz da polícia teve participação fundamental da Polícia Militar (11º BPM) – em especial o Serviço Reservado (P2) – e o apoio integrado do setor de inteligência da 151ª DP (Nova Friburgo) e ainda da Polícia Federal (do Aeroporto Santos Dumont).
OPERAÇÃO PARA CAPTURAR OS BANDIDOS
Logo após o assalto, agentes da P2 do 11º BPM iniciaram a operação de captura da dupla. Os agentes obtiveram a informação que, após fugir correndo pela Avenida Alberto Braune, o bandido armado contou com a cobertura do segundo criminoso, que estava numa moto. A dupla fugiu em direção ao Alto de Olaria. Houve uma tentativa da PM em interceptar a dupla, porém os bandidos conseguiram furar o cerco policial.
Em seguida, com a pronta participação da 151ª DP, os policiais conseguiram localizar o endereço do proprietário da moto, através de uma consulta ao sistema de inteligência. No imóvel, os PMs foram recebidos pela mãe de um dos acusados. O elemento não estava lá, mas chegou logo depois. Pouco antes, os policiais já haviam encontrado na garagem do prédio uma mochila com 10 aparelhos celulares.
Ao ser indagado, o elemento confessou participação no crime. Ele pegou escondido a moto do pai, que não tinha conhecimento do fato. O acusado acrescentou que conheceu o comparsa pela internet. Este elemento – que efetivamente praticou o assalto com a arma – estava em Friburgo fazia uns 15 dias, escondido num imóvel no Alto de Olaria.
O bandido morador no Cônego revelou ainda aos policiais que o comparsa havia dito que pegaria um veículo de transporte alternativo para a Rodoviária Sul, na Ponte da Saudade, e, em seguida, iria de ônibus para o Rio de Janeiro, onde embarcaria num avião para São Paulo.
A PM fez novas buscas na Rodoviária Sul e em ônibus intermunicipais, mas o bandido em fuga não foi localizado. Em ação conjunta do 11º BPM e a 151ª DP, a Polícia Federal do Aeroporto Santos Dumont foi acionada e conseguiu identificar e prender o segundo elemento com destino a Campinas, em São Paulo.
A proprietária do estabelecimento assaltado, cujo estabelecimento não tinha seguro contra furto e roubo, recebeu de volta os aparelhos celulares.
NOTA OFICIAL DA POLÍCIA FEDERAL
Na noite de 25/5, a Polícia Federal*prendeu em flagrante um homem no Aeroporto Santos Dumont. O jovem, de 19 anos, foi preso pelos policiais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Santos Dumont (DEAER) enquanto aguardava para embarcar em um voo com destino ao Aeroporto de Campinas, em São Paulo.
A equipe da DEAER foi acionada por policiais militares do BPM de Nova Friburgo/RJ. Eles solicitaram apoio para localizar um indivíduo que teria conseguido escapar após participar de um roubo a uma loja de telefones celulares naquela cidade pela manhã. O comparsa desse indivíduo já havia sido preso em flagrante.
Segundo o comunicado recebido, o segundo indivíduo estaria se dirigindo para embarcar em um voo no Aeroporto Santos Dumont. A equipe diligenciou e confirmou a existência de uma reserva no nome desse segundo suspeito, conseguindo localizá-lo no interior do aeroporto e dando voz de prisão em flagrante.
Com o preso, foram encontrados diversos celulares e uma grande quantidade de documentos de identidade em nome de terceiros.
Após as formalidades de praxe, o homem foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, após ser encaminhado ao IML para realização de exame de corpo de delito, foi apresentado à PCERJ (151a DP).