Friburgo: Energisa flagra 120 furtos e fraudes de energia elétrica

29/11/2021 08:38:48
Compartilhar

“GATOS” DARIAM PARA ATENDER 1.500 FAMÍLIAS POR UM MÊS –


A Energisa está reforçando as ações de combate às fraudes e furtos de energia . Segundo a concessionária, foram realizadas cerca de 2 mil inspeções este ano no munícipio. Neste ano, de janeiro a novembro, a Energisa em Nova Friburgo constatou 120 irregularidades na rede elétrica.


“O total de energia recuperada foi de 180 mil quilowatt-hora, o que seria suficiente para abastecer cerca de 1.500 famílias pelo período de um mês. O valor recuperado foi de aproximadamente R$ 200 mil”, disse a empresa, através de release à imprensa.


“Estamos retornando aos índices pré-pandemia e trabalhando para reduzir cada vez mais as fraudes e furtos, já que prejudicam a qualidade da energia. Isso porque a empresa se prepara para entregar uma determinada quantidade de energia, mas a demanda é muito maior onde existe ligação clandestina”, explica Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa.


A empresa, ainda na nota à imprensa, acrescentou: “Devemos agir de forma coletiva para que a energia chegue com qualidade e segurança a todas às casas. Além do custo para todos os clientes, uma ligação ilegal, o ‘gato’, afeta a distribuição de energia dos vizinhos e pode até provocar interrupção no fornecimento. Além disso, ao realizar um procedimento ilegal na rede elétrica a pessoa coloca a sua própria vida e a de terceiros em risco”, reforçou Luciano Lima.


A fiscalização é uma rotina da distribuidora, principalmente quando as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo ou denúncias são realizadas.


Algumas ações contam com o apoio da Polícia Civil: “Empregamos tecnologia de ponta e ações de inteligência coordenadas no combate das irregularidades, mas sabemos que a população tem papel fundamental nisso, denunciando pelos nossos canais de atendimento”.


Neste ano, a empresa disse que investiu cerca de R$ 480 mil em tecnologia e ações para coibir os crimes, por meio de inspeções de rotina, regularizações de medidores, instalações de blindagens e substituição de equipamentos de medição. “Os medidores são certificados pelo Inmetro, chegam ao estado lacrados e são lacrados depois de instalados na casa do cliente. Só os técnicos da empresa podem mexer no medidor”.

CANAIS DIGITAIS DA ENERGISA
Site: energisa.com.br     
WhatsApp (Gisa): (22) 9 9292-4081
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)   
Call Center: 0800 032 0196

Compartilhar