Friburgo: Enfermagem faz novo protesto e volta a cobrar piso

23/10/2023 11:09:01
Compartilhar

CATEGORIA LISTA AINDA OUTRAS REIVINDICAÇÕES; PREFEITURA EMITE NOTA –


Representantes da enfermagem pública de Nova Friburgo fizeram nova manifestação na tarde de sábado, 21/10, na Avenida Alberto Braune cobrando o pagamento do piso nacional para todos, inclusive, valores retroativos, e ainda melhores condições de trabalho na rede pública municipal.


Recentemente, além de outros protestos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem divulgaram carta aberta à população cobrando também providências do governo municipal para vários itens, além de uma solução imediata do piso nacional.


Segundo a categoria, alimentação de má qualidade, ambiente insalubre e falta de material (sabão, papel toalha etc), além de outros problemas, são questões fundamentais para serem resolvidas pela atual gestão municipal.


Em entrevista ao jornal RJ2, da InterTv, uma das manifestantes destacou que 368 servidores da enfermagem estão ainda com a situação do piso em aberto. Ela acrescentou que muitos profissionais evitam se expor publicamente, questionando seus direitos, por temer retaliações do governo.


LEIA NOTA OFICIAL DO GOVERNO MUNICIPAL
“A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, desde o início do atual governo, um dos principais objetivos da gestão foi abastecer o Hospital Municipal Raul Sertã com medicamentos e itens essenciais para o cuidado da população friburguense e de toda a região, visto que a unidade é porta aberta. Portanto, em grande parte dos itens não há faltas, mas aqueles que não se encontram no estoque da unidade, estão sendo substituídos por itens correspondentes.


Acerca do piso da enfermagem, o município fez e está fazendo a sua parte, enviando a tabela ao Ministério da Saúde, que é o responsável pela depuração dos dados e o envio da verba. Agora, para o próximo mês, a Prefeitura aguarda o envio da nova tabela e também da verba, na expectativa de sanar aqueles que o sistema ainda detecta com irregularidade.


A Secretaria Municipal de Saúde reitera a importância da classe da enfermagem dentro do fluxo do SUS e que Nova Friburgo foi o primeiro município da Região Serrana a efetuar o pagamento do complemento do piso salarial. A pasta está aberta ao diálogo com os profissionais visando resolver qualquer tipo de situação. Por fim, esclarece que a acusação de perseguição é totalmente inverdade e vai contra os valores dos gestores e do Governo Municipal”.

Compartilhar