Friburgo: Fiscal de vigilância e técnica em enfermagem vacinados contra covid

19/01/2021 17:40:54
Compartilhar
Seu Renê e Dona Odaléa os primeiros a serem vacinados em Friburgo

Os primeiros friburguenses vacinados são René Américo Folly, fiscal sanitário, de 74 anos, servidor público, e atua nas fiscalizações das ruas. René optou a retornar ao trabalho em plena pandemia, pois, por ser idoso, poderia permanecer em casa. Este ano, se aposentará compulsoriamente. Já a outra friburguense é Odaléa Noel, de 67 anos. Odaléa é técnica de enfermagem, servidora pública bastante antiga e atua na sala de vacinação da Policlínica Silvio Henrique Braune.

FRIBURGO RECEBE LOTE DE 4.030 DOSES

O carregamento com as 4.030 doses da vacina Coronavac chegaram por volta das 16h desta terça-feira, 19/1, em Nova Friburgo.

As doses, destinadas à primeira fase de imunização, ficarão armazenadas em local próprio da Secretaria Municipal de Saúde e começarão a serem aplicadas amanhã, 20, em pessoas do público-alvo.

A vacinação deverá começar a partir das 10h, e a estratégia adotada pelo município será de usar todas as 4.030 doses nesta primeira fase. Vale destacar que, por determinação do Governo Federal, a princípio, a vacina não atenderá toda a população, somente asilados idosos e funcionários dos abrigos, além dos profissionais da linha de frente no combate ao Coronavírus.

A subsecretaria de Vigilância em Saúde ainda está fechando o quantitativo de quem receberá as doses, mas, de início, também serão vacinadas pessoas que moram em abrigos com mais de 18 anos portadores de deficiência.

Neste sentido, a Secretaria de Saúde informa que não há a necessidade de idosos irem aos postos de saúde para se vacinarem, pois não serão atendidos.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Fabíola Braz Penna, disse que o estado não informou se há previsão para chegada de novas remessas de vacinas e nem de insumos. Ela explica ainda que quem tomar a primeira dose da Coronavac, deverá, obrigatoriamente, tomar a segunda dose da mesma vacina, e ressalta que, quem pretende ser vacinado deverá apresentar documento de identificação profissional e/ou carteira de identidade.

Compartilhar