Friburgo: Governo federal libera R$ 15 milhões para construir Barreira SABO em Duas Pedras

12/01/2026 08:18:00
Compartilhar

PROJETO SERÁ IMPLANTADO EM ENCOSTA ATRÁS DO HOSPITAL SÃO LUCAS E FOI REALIZADO POR JAPONESES –


A tragédia climática de 2011 completa 15 anos. Nesta segunda-feira, 12/1, às 15h, acontece em Nova Friburgo uma solenidade simbólica para o lançamento da pedra fundamental de recuperação da encosta atrás do Hospital São Lucas, em Duas Pedras. A solenidade com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais acontece no teatro municipal, na Praça do Suspiro.


O evento também marca o anúncio da conclusão da licitação para a construção da Barreira SABO, iniciativa pioneira no Brasil, baseada em tecnologia japonesa, voltada à retenção de fluxo de detritos e à mitigação de riscos associados a movimentos de massa.


A Barreira SABO integra o Projeto de Aprimoramento da Capacidade Técnica em Medidas Estruturais Frente aos Movimentos Gravitacionais de Massa, fruto da cooperação entre os governos do Brasil e do Japão.


A obra será executada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com recursos do Orçamento-Geral da União, oriundos do Novo PAC, no valor aproximado de R$ 15 milhões, e será implantada em uma encosta no bairro Duas Pedras, na RJ-130 (Estrada Terê-Fri).


O projeto para a implantação da Barreira SABO começou em 2013, com estudos do projeto Gides, e foi formalizado em 2021, quando Nova Friburgo aderiu oficialmente à cooperação internacional. O MIDR, em parceria com a COPPE/UFRJ, desenvolveu os projetos técnicos da barreira e de seus acessos, sempre alinhados às equipes da Prefeitura, Defesa Civil e Meio Ambiente.


Após ampla análise técnica, foi definida como local de implantação a Avenida Antônio Mario de Azevedo, nº 715, área estratégica para a retenção de detritos e para a proteção do Hospital São Lucas e dos imóveis do entorno.

Compartilhar