AÇÃO AMBIENTAL CONTA COM PARCERIA DE MORADORES E SOCIEDADE ORGANIZADA –
Notícia bacana: O Inea (Instituto Estadual de Ambiente) de Nova Friburgo – junto com parceiros – está promovendo o plantio de mudas nativas da mata atlântica. Serão mais de três mil mudas, abrangendo cerca 8 mil metros quadrados de área.
O objetivo é reflorestar áreas degradadas, recuperar locais estratégicos na proteção dos mananciais hídricos, proteger o solo contra erosões retornando a vegetação nativa que abriga animais nativos.
O trabalho é coordenado pelo chefe da superintendência do Inea no município, Renatinho Medeiros.
A ação que envolve moradores, sociedade civil organizada e instituições, como o exemplo do Parque Estadual dos Três Picos. Esse plantio acontece no decorrer das próximas semanas, aproveitando as chuvas.
Tiago Lepori, chefe do licenciamento do Inea, destaca a importância da presevação do Caledônia, por exemplo. O local abriga espécies endêmicas, como o pássaro conhecido como Saudade de Asa Cinza, ou mesmo a onça-parda, além de ser uma área de plantas de altitude, nascentes, e o 2° maior ponto da Serra do Mar – atrativo turístico e fonte de renda para o município.