Friburgo: Inea-RJ embarga obras às margens da RJ-130

27/10/2024 06:38:15
Compartilhar

MINISTÉRIO PÚBLICO FAZ CERCO A LICENÇAS AMBIENTAIS IRREGULARES –


Por Barney Campos, g1/InterTv – Nova Friburgo


Na manhã de quinta-feira, 24/10, uma equipe da Superintendência do Inea embargou quatro obras com licenças supostamente irregulares às margens de RJ-130, estrada Friburgo -Teresópolis.


Uma escavadeira em atividade em um dos terrenos, próximo ao bairro de Duas Pedras, teve que ser retirada do local. Já em um outro terreno, próximo à entrada do bairro Cardinot, foi possível perceber a mudança na calha do rio e as marcas de escavadeira na terra, faltando pouco para cobrir o córrego Dantas. Além de não estar sendo cumprida a distância mínima de 50 metros do leito do rio, tudo ocorria em uma área que já havia sido devastada pela tragédia climática de 2011.


MINISTÉRIO PÚBLICO E GAECO FAZEM OPERAÇÃO CONTRA LICENÇAS AMBIENTAIS IRREGULARES – Leia aqui


“Causa até preocupação para a gente aqui em Friburgo, já em razão da tragédia de 2011, a concessão de licenças em locais que certamente não poderia ver essas licenças. Isso coloca até a população em risco, a depender da situação. Então, o Ministério Público está focado nisso também, avaliar a situação de risco. O Inea está atuando como parceiro, a atual gestão deles, não só para identificar essas licenças que foram concedidas de forma irregular, como para atuar de forma também mais rápida possível, a fim de evitar novos danos”, explicou o promotor de Justiça, Marcos Davidovich.

Compartilhar