BANCA ORGANIZADORA INCLUÍ PETRÓPOLIS E TERESÓPOLIS –
Por Isabella Chaboudt, g1 – Nova Friburgo
Os mais de 50 mil inscritos no concurso público de Nova Friburgo foram surpreendidos ao receberem um e-mail da banca organizadora informando os novos locais de aplicação da prova, isso a pouco mais de uma semana do primeiro dia de concurso, que é no domingo que vem. A banca organizadora disse, em um comunicado, que o número de inscrições para o primeiro dia de prova, que é dia 26 de novembro, superou em muito as estimativas realizadas.
Com isso, eles enviaram o seguinte comunicado para os inscritos: “O instituto esclarece que diante da impossibilidade de acomodar todos os candidatos que optaram por fazer a prova em Nova Friburgo, foi necessária a alocação também em cidades circunvizinhas de Teresópolis e Petrópolis, que apresentam estrutura física e funcional para atender as necessidades do processo de seleção”.
Petrópolis, por exemplo, fica a cerca de 130 km de distância. A notícia rendeu muitos comentários negativos na rede social da Prefeitura de Nova Friburgo. Em um deles, o internauta desabafa.
“Que absurdo! Petrópolis é um absurdo, caso fosse pelo menos cidades vizinhas, como Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Teresópolis até era aceitável, mas Petrópolis é de uma extrema falta de empatia”.
“Petrópolis circunvizinha? Bom Jardim, Cachoeiras, estão a 40 minutos de viagem daqui. Petrópolis são mais de 3 horas. Sem dizer candidatos que se inscreveram em mais de uma prova. Quero ver o milagre”, opinou outro internauta.
Já uma inscrita no concurso, que também é mãe, relatou as dificuldades da mudança em um comentário.
“Que absurdo! Sou lactante mãe de um bebê de 2 meses, se caso for uma das selecionadas, irei fazer duas provas no dia 26 (manhã e tarde), como fica essa situação? Além dos meus custos da viagem tem também a da minha acompanhante que vai ficar na sala de amamentação com o bebê. Fora a viagem, o cansaço.”
O g1 enviou todos esses apontamentos à Prefeitura de Nova Friburgo e, em nota, eles responderam que os questionamentos devem ser encaminhados à banca organizadora, que é a responsável por esses detalhes e que a mudança era algo previsto no edital.
O instituto responsável pelo concurso público de Nova Friburgo também foi questionado pelo g1, mas, até a última atualização desta matéria, não havia respondido.