Friburgo: Jornalista lança livro destacando o poder do rádio na tragédia de 2011

26/01/2023 10:14:37
Compartilhar

GABRIELLA BINI CONTA HISTÓRIAS SOBRE A FORÇA DO POVO E O RESSURGIMENTO DA CIDADE –

Quem disse que numa tragédia não pode haver esperança? O livro: “2011 – O poder do rádio na tragédia climática” relata a força de um povo em meio ao caos. A obra é da jornalista friburguense Gabriella Bini lançada este mês contando histórias sobre a força do povo friburguense e o ressurgimento da cidade após a tragédia.


Gabriella Bini usa como base uma pesquisa científica e acadêmica detalhando a atuação do rádio (emissora Nova Friburgo AM e agora FM) na tragédia climática de 2011 na Região Serrana do Rio de Janeiro – especialmente em Nova Friburgo.


Segundo ela, o principal objetivo é mostrar o papel do rádio na tragédia climática.


A autora destaca que teve a preocupação em realizar a produção editorial e diagramação com empresas friburguenses, através do trabalho desenvolvido pela FQuatro Editoração (Eduardo Rocha). A publicação foi realizada pela editora Letras e Versos.


“2011 – O poder do rádio na tragédia climática”
Baseado em fatos reais! A obra teve origem em 2017, após Gabriella Bini apresentar sua monografia aos coordenadores de Jornalismo da Universidade Estácio de Sá / Friburgo, Jorge Antônio Maroum, Maria Cristina Gurjão e João de Deus.


Os três incentivaram ao lançamento de um livro devido ao conteúdo ser cientificamente rico em detalhes, servir de acervo a Memória da cidade e auxiliar os estudantes e pesquisadores à futuras pesquisas acadêmicas.


O livro mostra a cobertura do rádio na fatídica madrugada de 11 a 12 de janeiro em Nova Friburgo, relembra o período de escassez de energia elétrica, internet, tvs, jornais além da proximidade do rádio entre população e autoridades.


Conta ainda histórias de superação vividas por músicos, médicos, jornalistas, militares, empresários e autoridades em Nova Friburgo.


Sobre a autora
Gabriella Bini Espósito nasceu em Niterói viveu sua infância e adolescência em Nova Friburgo, cidade que tem suas raízes e considera o melhor lugar para se viver.


Com experiência em marketing esportivo, ela seguiu carreira, atuou na produção de TV dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e marca a voz feminina padrão Rádio UERJ. A mais nova escritora é pós-graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior, Jornalista e Publicitária pela Universidade Estácio de Sá e Radialista pela ER+.


Atuante como repórter e locutora marca carreira por trabalhos pela Rádio Nova Friburgo AM 660, FM 107.5 e Rádio Sucesso FM 88.3 pelos programas Na Boca Da Galera e David Dá Show.


A niteroiense apaixonada por Nova Friburgo acredita que a pesquisa e a educação mudam a vida do ser humano e perpetuam gerações.

Compartilhar