OBJETIVO É CHAMAR A ATENÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO RIO MACAÉ –
Por Barney Campos, ge — Nova Friburgo, RJ
O esporte como forma de chamar a atenção para a preservação do Rio Macaé – é essa a intenção do Encontro de Canoagem Rio Macaé 2022, que será realizado neste sábado, 14/5, a partir das 9h, e domingo, 15/5, em Lumiar, distrito turístico de Nova Friburgo.
“Esse sábado, vamos dar início ao encontro de canoagem Rio Macaé Livre 2022! vamos começar a descida em Santiago e vamos descer até o encontro dos rios! Para quem tem vontade de conhecer mais sobre a canoagem, venha acompanhar nossa descida no rio Macaé!”, diz a postagem dos organizadores.
O evento é organizado pela AFRICA Canoagem e o Movimento em defesa do Rio Macaé. De acordo com um dos organizadores, Bruno Rutman, a Bacia hidrográfica do Rio Macaé está sob risco de abrigar uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Ele disse que o evento será uma forma de protestar da melhor maneira: praticando esporte.
“O Rio Macaé precisa de ajuda! Estamos sob ameaça de perder 7 km de corredeiras de um trecho super preservado do rio para uma PCH. Não queremos PCHs, queremos o Rio Macaé Livre!”, destacou Bruno.
“É com muito prazer que viemos convidar a todos os canoístas e entusiastas da natureza para o encontro de canoagem Rio Macaé Livre 2022. A bacia hidrográfica do Rio Macaé que abrange córregos, rios e riachos desde sua nascente até a sua foz deve ser considerado como um patrimônio público estadual. O encontro de canoagem tem o intuito de chamar a atenção das autoridades locais, população ribeirinha e também aqueles que fazem o uso racional das águas para a não intervenção de empreendimentos que possam alterar, modificar, ameaçar e até extinguir espécies da fauna aquática ou que possa colocar em risco o equilíbrio dos ecossistemas fluviais nas bacias”, concluiu.