MAIS ANTIGO DA UNIDADE, GINECOLOGISTA RELATA TER SIDO VÍTIMA DE INJUSTIÇA –
O médico ginecologista Alexandre Vieira de Castro é referência e dispensa apresentações em Nova Friburgo. Nesta sexta-feira, 28/1, ele anunciou publicamente ter tomado uma de suas decisões mais duras e tristes da carreira: não atuar mais no plantão da Maternidade Municipal Mário Dutra de Castro (que leva o seu saudoso pai). Ele é o profissional médico mais antigo da unidade (35 anos), sem ter faltado a único dia de trabalho, de acordo com a sua ficha funcional.
A decisão de não fazer mais plantão na Maternidade foi tomada porque, segundo ele, “está indignado” por ter sido vítima de “assédio moral e injustiça”. Segundo ele, praticada pelo atual governo municipal.
Doutor Alexandre Vieiralves cita o recente episódio em que o chefe do Executivo utilizou as redes sociais para acusar médicos de faltarem ao plantão na referida Maternidade.
A questão, entretanto é que num dos dias citados pelo prefeito era o plantão de Alexandre Vieiralves e “eu estava lá e o prefeito meu viu lá e me cumprimentou duas vezes ” – durante a noite (23h30) e na manhã (10h). “Ele quando veio a público dizer que médicos faltaram ao plantão deveria ter dito quem estava. Eu estava trabalhando, mesmo com um parente muito próximo internado no CTI de outro hospital. Era uma questão de justiça, ele dizer quem estava no plantão”, destaca o médico.
Alexandre Vieiralves afirma que, após o prefeito relatar publicamente que médicos faltaram ao plantão, passou a receber ligações e mensagens diversas – além de ataques nas redes sociais – questionando que ele seria um dos ausentes no plantão. “O prefeito tomou conhecimento dessa situação e não se manifestou. Uma injustiça. Nunca faltei e, sempre que necessário, fiquei além do horário estabelecido. Respeito e quero ser respeitado”, afirma o médico.
Alexandre Vieiralves diz que permanecerá atuando no setor ambulatorial da Maternidade mas que, após o episódio relatado por ele, tomou a decisão de se afastar definitivamente do plantão.
Uma perda, sem dúvida, para a saúde pública!
NOTA DA REDAÇÃO – O portal de notícias Nova Friburgo em Foco entrou em contato com a assessoria do gabinete da Prefeitura de Nova Friburgo e recebeu a resposta que “o prefeito não vai se manifestar”.