Friburgo: Moradores voltam a questionar precário atendimento de saúde em Lumiar e São Pedro da Serra

03/01/2026 11:21:27
Compartilhar

POPULARES RELATAM FALHAS NO ATENDIMENTO DA AMBULÂNCIA E SEGUEM COBRANDO ABERTURA DO DO POSTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA –


O atendimento médico à população nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, voltou a ser questionado no feriadão de Ano Novo, assim como em recentes ocasiões.


Mesmo após a prefeitura anunciar o retorno de uma ambulância municipal para a região, moradores afirmam enfrentar dificuldades para acionar o serviço, além de falta de equipamentos e demora nas respostas em situações de urgência.


A situação precária da saúde em Lumiar e São Pedro da Serra é antiga, mas ganhou ainda mais ênfase desde a trágica morte de uma menina de apenas 8 anos, em dezembro. Na ocasião, a família não conseguiu atendimento médico de urgência a tempo para socorrer a criança, que acabou vindo a óbito.


Apesar da divulgação oficial sobre a ambulância, moradores dos dois distritos relatam falta de comunicação clara, dificuldade para acionar o veículo de socorro e ausência de estrutura adequada para casos mais graves.


Moradores também destacam que Lumiar e São Pedro da Serra ficam a mais de 30 quilômetros do Hospital Municipal Raul Sertã, em Nova Friburgo, o que pode representar quase uma hora de deslocamento em casos de emergência. A abertura do posto de urgência e emergência em Lumiar, cujas obras se arrastam ao longo dos últimos anos, também e cobrada pela população.


Em relação ao atendimento ocorrido na noite desta quinta-feira, 1/1, que gerou novas queixas, a Secretaria de Saúde diz que o homem atendido encontrava-se alcoolizado, não quis ser encaminhado para o hospital e solicitou ser removido para a sua própria residência. A equipe precisou localizá-lo na via pública, o que contribuiu para o tempo de resposta registrado no atendimento.


A Secretaria Municipal de Saúde informou por nota, que o serviço de ambulância que atende os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra encontra-se em funcionamento regular, incluindo o número de telefone divulgado para acionamento, bem como o aparelho utilizado, que estão operando normalmente. A Secretaria ressalta ainda que o serviço do SAMU, por meio do número 192, segue atendendo a região e pode ser acionado a qualquer momento para situações de urgência e emergência.

Compartilhar